Meio Bit » Arquivo » Games » Pai do Xbox acredita que editoras poderão sumir

Pai do Xbox acredita que editoras poderão sumir

Um dos criadores do Xbox se diz supreso com a atenção que a Microsoft dará aos indies e prevê que grandes editoras poderão deixar de existir.

11 anos atrás

ubisoft

Conhecido como o Pai do Xbox, no final de 2012 Ed Fries fez duras críticas ao modelo tradicional de distribuição de games e com o recente anúncio de que a Microsoft permitirá que qualquer desenvolvedor publique suas criações no Xbox One, o executivo aproveitou para falar sobre a mudança nos planos da fabricante e prever um futuro complicado para as editoras.

Fiquei impressionando. Estava preocupado que eles pudessem não mudar e fiquei impressionado por terem mudado e mudado rapidamente. A Microsoft claramente respondeu ao feedback e acho que isso é fantástico… O anuncio sobre a publicação de indies também me surpreendeu… Quem sabe se existirão editoras no futuro? Talvez existam várias desenvolvedoras menores, que se unirão e então serão separadas em pequenas equipes ao redor do mundo e de onde sairão os grandes jogos.

Para Fries, as grandes editoras surgiram porque fazer jogos é algo caro e porque distribuí-los envolve vários problemas, algo que a distribuição digital está ajudando a acabar, mas que isso não significa que todos sairão vencedores, pois no final caberá ao consumidor continuar escolhendo no que investir.

Embora sempre devamos encarar essas previsões apocalípticas com um certo cuidado, a atenção que Sony e Microsoft parecem dispostas a dar aos indies servem para reforçar a opinião de Fries, pois num mundo onde muitos gamers clamam por originalidade e os pequenos estúdios surgem aos montes todos os dias, não é de se duvidar que as grandes editoras percam espaço.

Particularmente penso que atualmente existe espaço para todos, mas se eu fosse o responsável por uma empresa que vive basicamente de distribuir a criação de outros estúdios, acho que eu estaria com a pulga atrás da orelha devido a essa política adotada pelas fabricantes.

[via [a] list daily]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários