Meio Bit » Baú » Internet » Aproveite melhor o seu GMail

Aproveite melhor o seu GMail

04/02/2008 às 0:51

Embora em outros artigos meus já tenham me acusado de fanboy da Google (Microsoft anuncia o carrinho de supermercado eletrônico, por exemplo, onde eu critico uma idéia e alguns leitores dizem que se fosse coisa da Google eu estaria aplaudindo) o fato é que eu gosto do que é bom, e calha que os produtos da Google são bons, e por isso eu gosto deles.

Desde quando comecei a usar o GMail, naquela época que tinha gente leiloando convites no e-Bay, que eu o considero o melhor webmail, e em muitas situações do dia a dia eu prefiro utilizá-lo a um programa no desktop. Tanto que até mesmo o e-mail do meu domínio pessoal, sarmento.org, funciona lá com o Google também. Enfim, acho que estou ficando velho, pois eu já comecei um outro artigo aqui no Meio Bit com essa mesma idéia: Remember The Milk e Gmail: casamento perfeito.

Elocubrações à parte, a idéia para este artigo veio a partir da observação de quantas extensões e userscripts eu uso por causa do GMail. Pensei em escrever um artigo listando cada um, e dizendo por que eu o utilizo, mas isso seria uma dica, digamos, um tanto limitada. Ao contrário, resolvi mostrar uma de minhas fontes de informação acerca do meu webmail preferido.

Estou falando da tag "gmail" do site Lifehacker. Claro que o site todo é uma excelente fonte de informações para quem se vira bem em Inglês, mas nem todo mundo está a fim de ler notícias sobre assuntos tão diversos quanto educação física, Photoshop e produtividade em geral, e por isso a tag é mais útil por filtrar por interesses.

Como eu não vou me sentir satisfeito com este artigo se eu não falar sobre pelo menos uma extensão e um userscript que fazem meu GMail melhor, vou falar do Better GMail para a nova versão do GMail, e do GMail HTML Signatures.

Better GMail é uma extensão que concentra diversos userscripts para Greasemonkey, com uma única tela de configuração. É uma mão na roda, com certeza.

Suas principais características, ou melhor, as minhas favoritas, são os ícones inteligentes para arquivos anexos (de acordo com o tipo de anexo o ícone muda), o destaque da linha selecionada (que se "ilumina" ao movimento do mouse), e as "skins" que vêm junto no pacote, tornando o GMail mais agradável. Menção especial para o recurso de "One Click Conversations", que acrescenta um iconezinho extra na lista de mensagens, que ao ser clicado leva o usuário direto a uma consulta com todas as mensagens remetidas por aquele usuário.

Já o GMail HTML Signatures é um userscript que permite a inclusão de assinaturas HTML (com gráficos, texto formatado, e o que mais sua imaginação permitir), ao invés da assinatura de texto puro padrão do GMail. Se você tem mais de um endereço de e-mail configurados na sua conta (para poder escolher o remetente de cada mensagem que envia), cada uma delas poderá ter sua própria assinatura associada.

O processo de configuração do userscript é que não é dos mais simples, mas tampouco requer doutorado em ciências da computação para ser concluído com êxito.

Da primeira vez que o GMail for carregado, após a instalação do script, haverá uma caixinha HTML Sigs abaixo da lista de labels, à esquerda, chamada HTML Sigs. Clique em Setup Instructions para ver uma mensagem explicando e pedindo para você informar o seu endereço de GMail. Caso use mais de um endereço na mesma conta (múltiplos remetentes) deverá acrescentar cada um deles por este procedimento.

Após isto, quando for criar uma nova mensagem (sugiro clicar direto em "compose mail" para fazer de uma vez o que tem de ser feito) haverá um link "Create signature" para cada endereço de remetente, que mais tarde será "Edit signature", após você ter criado sua assinatura para cada endereço.

Eu preferia poder ter várias possibilidades de assinatura para a mesma conta, mas isso ainda não é possível com esse script.

Espero ter podido beneficiar outras pessoas que usam o GMail pra valer com estas dicas. E já que o carnaval está terminado, feliz ano novo pra todo mundo!

relacionados


Comentários