Meio Bit » Arquivo » Ciência » Mattel, com ajuda da NASA, lança Barbie Exploradora de Marte

Mattel, com ajuda da NASA, lança Barbie Exploradora de Marte

Mattel lança com colaboração da NASA a Barbie Exploradora de Marte, ensinando às meninas que elas podem sonhar alto e não se limitar a cozinheiras e parideiras.

11 anos atrás

mattel-astronaut-barbie

Apesar do que muita gente acha, não é de hoje que a Barbie tem vários empregos fora do “padrão” feminino. A Barbie Cirurgiã é de 1973, a Executiva é de 1960, sendo que a boneca surgiu em 1959. Mesmo assim, a Astronauta só apareceu em 1965, com versões em 1985 e 1994, mas sempre foi algo mais chutado. Na Barbie Miss Astronaut original nem ela acreditava muito:

astronautbarbie

Agora a Mattel resolveu fazer direito, e pediu ajuda da NASA, que não tem mais dúvidas sobre a carreira, e mais importante, não precisa convencer ninguém que uma mulher pode ser astronauta. A única parte ficcional é que haverá humanos em Marte em um futuro próximo.

Junto com a Barbie a Mattel incluiu material sobre mulheres astronautas, além de links para o site Women@NASA, que mostra que evoluímos bastante desde a época que mulheres no espaço eram basicamente enfermeiras e telefonistas.

Esse tipo de iniciativa é muito bem-vinda, ainda mais quando a gente percebe que lojas de brinquedos basicamente programam meninas para parirem e cozinharem, preferencialmente não ao mesmo tempo.

De resto, ela está longe de ser a Loura Espacial mais famosa. Neste exato momento a Karen Nyberg está em órbita na Estação Espacial Internacional (e no Twitter!) detonando estereótipos. FAZ PIADA DE LOURA AGORA!

karen

Fonte: Space.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários