Meio Bit » Baú » Fotografia » Conheça o Project Ophelia, o mini computador Android da Dell para ligar na sua TV

Conheça o Project Ophelia, o mini computador Android da Dell para ligar na sua TV

Dell revela Ophelia, minúsculo PC Android concorrente do Chromecast e Raspberry Pi.

31/07/2013 às 9:51

Ops, Ofélia errada! :)

No começo do ano a Dell anunciou que iria entrar no mercado dos computadores ultra minúsculos, que se mostrou extremamente promissor com o advento do Raspberry Pi e seus concorrentes, e que até então não vinha sendo considerado uma área interessante pelos grandes fabricantes.

Chamado inicialmente de "Project Ophelia", ele é um pendrive a ser ligado na entrada HDMI de TVs e monitores compatíveis, transformando-o num computador Android sem a necessidade de qualquer outro periférico. A vantagem sobre o Raspberry Pi ou outros produtos similares é que o Ophelia se alimenta pela porta, dispensando energia externa.

Este sim é o Project Ophelia

Como ele possui Wi-Fi e Bluetooth, o Phelia se comunica nativamente com qualquer outro dispositivo presente na mesma rede ou pareados via dente azul. Ele virá equipado com uma versão do Android 4 (muito provavelmente o mais recente 4.3 Jelly Bean) e o usuário será capaz de fazer tudo que o sistema proporciona, desde rodar apps e games, assistir filmes via streaming e comprar coisas na Google Play Store.

A Dell não divulgou oficialmente as exatas especificações do Ophelia (que muito provavelmente vai mudar de nome) ou a data final de lançamento, mas em demonstrações já foi revelado que ele conta com um processador Rockchip RK3066, 1 GB de RAM e 8 GB de memória Flash, além de ser compatível com as tecnologias proprietárias da DEll para armazenamento na nuvem. A empresa começou a enviar as primeiras unidades para os beta testers e a previsão é de que ele seja lançado nos próximos meses por 100 dólares.

Ainda que seja mais caro do que um Raspberry Pi, não deixa de ser uma opção interessante para quem só quer espetar e sair usando.

Fonte: ET.

relacionados


Comentários