Meio Bit » Arquivo » Indústria » Como comprar um bom roteador wireless para P2P e games?

Como comprar um bom roteador wireless para P2P e games?

16 anos atrás

Essa é uma espécie de continuação do artigo anterior. O meu D-Link 514 é um roteador que tem me atendido por vários anos, trabalhando firme e forte todos os dias. Vocês já devem ter notado que sou um heavy user de Internet. Há algum tempo, eu havia descoberto na documentação do Azureus e do µTorrent que ele possui problemas de transferência no protocolo UDP.

E isso torna-se um problema justamente porque os jogos online fazem uso pesado do UDP, que é um protocolo de alta performance e baixa confiabilidade. O UDP não aguarda o retorno do pacote para saber se chegou e precisa ser reenviado, ele simplesmente dispara. Isso o torna ideal para games e redes P2P, que usam outras metodologias para garantir a integridade da informação.

O outro problema é que parece ser o único modelo da linha 5xx da DLink incompatível com o Nintendo DS. Imagine a minha frustração ao descobrir que não poderia jogar Mario Kart via internet. Snif, snif...

A pesquisa por um substituto foi a motivação para escrever esses dois posts sobre a compra de um novo roteador. Continue lendo para saber como fui eliminando os vários candidatos e como o Brasil está mal servido de opções.

O primeiro passo foi definir necessidades.

Um roteador wireless 802.11b/g, com um switch de 4 portas e uma entrada WLAN e mais o padrão esperado de um modelo moderno, como firewall. Não preciso de um servidor de impressão de rede nem USB, mas se houver suporte sem o preço for exorbitante, é um bônus.

Algumas horas de pesquisa no Google, Amazon e Newegg, descobri que NENHUM modelo decente é vendido no Brasil. Surpresa! Os modelos mais comuns no Brasil são o lixo descontinuado e fora de linha no mercado externo. Uma pena. E tem mais: a maioria dos modelos é problemática para trabalhar com P2P e Games, pelo mesmo motivo: conexões múltiplas e uso de UDP.

Removendo as maçãs podres

Leia a documentação do µTorrent e do Azureus para uma lista completa e o que fazer para tentar contornar os problemas. A listagem abaixo é apenas uma comodidade. Se você é dono de um dos modelos abaixo, pode haver uma saída.

- Apple Airport Extreme (802.11g wireless with 128-bit WEP)
- SpeedStream 5660 na configuração Router/NAPT.

Os modelos abaixo tem problemas com muitas conexões globais e limitá-las em 200 ou menos pode resolver o problema.

- D-Link 302G, DI-624, DSL-G664T
- Linksys BEFSR41V4/BESR41, Wireless-B e WRT54G/GL/GS
- Netgear DG632, DG834G, MR814, WGT524, Rangemax 802.11n WPN824
- W-Linx MB401-S (e o SMC Barricade 7004 BR, por serem idênticos)
- Westell 6100 

Problemas com o Universal Plug and Pray Play
- A maioria dos D-Link 5xx e 6xx (também podem ser causados por excesso de conexões)  
- D-Link DI-604
- Dynalink RTA1025W
- TP-LINK TL-R410
- ZyXEL Prestige 660H(W)
- Alguns modelos SpeedStream

Sobrou alguma coisa?

A tarefa de encontrar um modelo tornou-se muito mais difícil depois dessa lista, já que removou 90% dos modelos disponíveis no Brasil. Sendo que alguns deles, da D-Link, já deixaram de ser fabricados. O que fazer? Primeiro, fugir de conselhos ruins como esse da About.com. Pesquisar novamente na Amazon e Newegg, por modelos mais novos e ver se existem no Brasil.

Encontrei um roteador da 3Com, com 3 anos de garantia por R$145,00 que parecia promissor. Ao pesquisar, não encontrei reviews muito bons. Os melhores modelos disponíveis custam todos acima de R$ 300,00 e pelo jeito vou ter que apelar ao amigo-que-mora-no-exterior para conseguir um.

Router Performance Charts

Primeiro, encontrei esse ótimo review no SmallNetBuilder e em seguida descobri que eles passaram a ter tabelas permanentes e atualizadas. Com isso, descobri um modelo recente, o D-Link DIR-655, que custa na Amazon 125 dólares e 95 na Newegg e possui ótima performance, aguenta pelo menos 200 conexões simultâneas e já vem com suporte ao protocolo 802.11n. O primeiro colocado, o modelo DGL-4500 custa mais que o dobro. Infelizmente, esse modelo está indisponível no Brasil por vias oficiais. Achei apenas no antro Mercado Livre.

mb_dlink2

relacionados


Comentários