Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » iPod Touch: Depois de um mês

iPod Touch: Depois de um mês

16 anos atrás

Depois de pouco mais de um mês com um iPod Touch, pensei em fazer um apanhado do que fiz com ele, como ele se comportou com um uso pesado, mas confesso que o que me surpreendeu foi a quantidade de aplicações disponíveis E a quantidade de programas que instalei no que foi comprado para ser um player de vídeos.

A parte de áudio é impecável, assim como a parte de vídeos. Sim, a conversão de vídeos do iTunes é inútil, é mais fácil converter os AVIs e similares usando uma ferramenta dedicada, como o gratuito e excelente iSquint.

Como o meu Touch veio com Firmware 1.1.1, não foi preciso nada mais para "liberá-lo" do que visitar www.jailbreakme.com e clicar em um botão. Com isso é instalado o installer.app, o programinha mágico que dá acesso a todos os programas criados de forma "subversiva" para o iPhone/iTouch. A surpresa aqui é quantos programas há para a plataforma, lembrando-se que é um hardware recém-lançado, que usa uma gambiarra para instalar softwares desenvolvidos sem nenhum SDK, documentação ou o que quer que seja.

Provavelmente o fato do iPhone ser uma máquina Unix (desculpe, linuxeiros) justifique a quantidade de programas e a estrutura familiar:

Picture 4.png

A seguir, vamos ver todos os programas que tenho instalado no Touch.

Como quase todo dia tem novidade no Installer.app, mais os sites trazendo novos repositórios, acabei com 51 programas diferentes. Eu não me lembro, em nenhum dos PDAs que já tive chegar sequer perto de ter tantos programas instalados. Muito menos em um negócio que deveria ser um player de vídeo e só.

Tela 1

snap_014946.jpg

Da direita para a esquerda, do alto para baixo:

1 - Safari
O melhor navegador portátil que já usei. Dá para gerenciar o blog pela interface do WordPress, usando apenas esta belezinha. E nada de WAP, páginas pela metade e outros problemas típicos de navegadores mobile.

2 - YouTube
Como o Safari não executa Flash, e como o YouTube é a aplicação mais popular da Web hoje em dia, e com o agravante do iPhone ser usado em redes não muito rápidas, então a Apple fechou um acordo onde o YouTube converte seus vídeos para um formato reconhecível pelo iPhone, o que resultou em vídeos com melhor qualidade e menor tamanho que os nativos do YouTube.

3 - Calendário
Um calendário. Como as anteriores, nativo do sistema.

4 - Contatos
Contatos

5 - Clock
Um relógio?

6 - Calculadora
Calma, eu juro que melhora.

7 - Settings
Todas as configurações são feitas aqui

8 - Sand
Versão para o iPhone do joguinho Falling Sand

9 - Splitter
Programa para dividir contas em bares

10 - Vista
Windows Vista para o iPhone/iPod Touch. Sim, é sacanagem. A única coisa que ele faz é mostrar uma tela azul 😉

11 - TuneWiki
Este programinha colaborativo acessa sua biblioteca de músicas (sim, o iPod Touch além de tudo toca música) e tenta identificar em um banco de dados online a letra da música, funcionando como uma espécie de mini-karaokê.

snap_015615.jpg

12 - Zune2
Um dos primeiros programas a sair pra plataforma, é um mini-game onde um iPhone destrói Zunes que aparecem pela tela.

13 - Caissa
Jogo de xadrez, com a rara característica em jogos portáteis de permitir que o computador jogue contra si mesmo. Caso seu iPod adquira consciência e ameace dominar o mundo, é sempre bom poder configurar uma ação dessas, assim ele irá consumir cada vez mais recursos até se autodestruir. Provavelmente.

snap_034556.jpg

14 - glMD2Test
Um demo da biblioteca OpenGL do iPod. Isso mesmo, gráficos 3D, aceleração, etc, etc. Aqui usam um modelo do Quake que pode ser girado em qualquer direção, ampliado, reduzido... imagine os jogos que o pessoal fará para esse bichinho, em um ano.

snap_015459.jpg

15 - Tetromino
A inevitável versão de Tetris genérico para a plataforma. Você achou que alguém iria deixar o iPhone ficar sem um Tetris?

16 - Domino
Um ou dois jogadores. Sabe que é divertido?

Tela 2

snap_015004.jpg

17 - Notes
Originalmente não vem com o iPod, a não ser que o seu seja um recente, OU que você use o jailbreak e instale a versão disponível nos repositórios.

18 - VNsea
Cliente VNC

19 - Finder
Gerenciador de arquivos com opções avançadas como definição de atributos de novos e velhos arquivos.

20 - Screenshot
Com o quê você acha que capturei as telas deste post?

21 - AFPd
Servidor de compartilhamento de discos/pastas do OSX. Depois de instalado, é só esquecer dele e acessar o mapeamento do Mac ou do PC. Copy/Paste, um sonho de simplicidade. Funciona via WIFI.

22 - Evolution RGB
Outra versão do joguinho Falling Sand

23 - PocketMoney
Gerenciador financeiro

24 - Block Puzzle
Lembra daquele brinquedo que era uma caixinha de plástico com um monte de botões deslizantes, um espaço e um objetivo? É a mesma coisa, mas são 10 níveis.

25 - TextEdit
Mini-editor de textos.

26 - APLogger
Identifica access points WIFI e anota os dados do mesmo. Muito útil em viagens, logando os access points da Dutra, que nunca darão acesso gratuito a você.

27 - Converter
Converte medidas das mais variadas, inclusive conta com um atualizador, para poder fazer conversões de moeda sempre com as cotações do dia.

28 - Crossy
Teste de programação do acelerômetro. Lembra um daqueles globos com uma painsagem dentro. Você move a neve que cai para os cantos, bastando para isso mexer o telefone para os cantos

29 - ToDo List
Preciso explicar?

30 - MobileTwitterrific
Um cliente Twitter absolutamente esquisito. Não permite que você escreva, só leia, e tem uns usuários-default que não dá pra remover. Nem sei porque não tireo. deve ser por causa do ícone bonitinho.

31 - MultiTouch
Exemplo de interface multitouch para mover e dimensionar imagens. Infelizmente vem com a imagem do cientologista maluco do Tom Cruise.

32 - iPhoneSynth
Sintetizador. Instalei hoje. Seria um mini-teclado musical, mas além de não funcionar, não suporta acordes, o que o torna (mais) inútil.

Tela 3

snap_015019.jpg

33 - Pocket Guitar
Esse sim. Mostra um encordamento, é possível escolher entre baixo elétrico, guitarra distorcida ou eletro-acústica, aceita acordes, e dá ATÉ pra brincar, mas um pouquinho de empolgação e seu iPhone vai voar que nem controle de Wii.

34 - Balls
Deveria ser "Ball", só tem uma. É um demo do acelerômetro, você move o aparelho, a bola na tela acompanha o movimento. Só isso.

35 - Sendfile
No começo era impossível conseguir tirar algo do iPhone, então inventaram esse programinha, que envia arquivos por email, mas hoje ele perdeu a razão de sua existência. Vai inclusive ser eliminado de minha lista.

36 - Sysinfo
Lista os processos rodando, de quem é, quanto ocupa de memória/CPU, qual arquivo físico associado, dados do hardware, etc, etc

37 - PigShooter
O primeiro "jogo" para o iPhone. Você atira porcos voadores em naves do Planeta Expresso, de Futurama, enquanto inclina o aparelho para mover o canhão. Este jogo é uma violação ambulante de copyright

38 - MobileScrobbler
Conecta seu iPod/iPhone com o Last.fm, o site social de música de 10 entre 10 blogueiros descolados. Seja cool, use o last.fm. O programinha? Busca letras de músicas, sobe as canções tocadas para o Last.fm, atualizando suas estatísticas, exibe seu perfil e funciona bem mais eficientemente que a versão Windows.

39 - Squid
Mais um gerenciador de arquivos. Nem de longe tão completo quanto o Finder, mas funciona. Pouco mas funciona.

40 - Google Maps
Ele mesmo. Um dos programinhas mais úteis que já inventaram. Só a parte de geração de rotas já merecia um prêmio Nobel.

snap_015340.jpg

41 - Tap Tap Revolution
O nome correto deveria ser Batuque Hero, você fica com 3 faixas, músicas rodando e você batucando, no melhor estilo Guitar Hero. Há músicas prontas, gratuitas, além de ser possível criar novas sequências usando as músicas do seu iPod. É divertido. Digo, seria, se eu tivesse um mínimo de ritmo.

42 - Boss Tool
Utilitário que reseta seu iPod apagando tudo, libera espaço de disco movendo as aplicações de um volume para outro e prepara o equipamento para o desbloqueio pós-reset.

43 - Preview
Programa companheiro do Finder, visualiza arquivos-texto e imagens, sem sair de dentro do primeiro.

45 - iBlackJack
Um EXCELENTE jogo de 21, usando plenamente a interface do iPhone, onde gestos direcionais significam ações diferentes.

46 - iSteamy
Já falei dessa pequena maravilha. É um gerenciador de pornoteca muito simpático, com acesso a toneladas de material.

47 - iCountdown
Programinha que gera contadores e faz contagens regressivas, tocando um alerta quando o valor chega a zero. É possível criar vários contadores, com valores de minutos, dias e até anos.

48 - Installer
O famoso installer.app que possibilita toda essa magia. Centraliza a instalação de aplicações, gerencia atualizações e avisa quando há programas novos disponíveis.

49 - Photoboard
Um mini-Microsoft Surface, permite que você visualize suas fotos, ampliando-as movimentando com as duas mãos, arrastando e espalhando como uma mesa de luz. Seria uma killer-application maravilhosa se não estivéssemos falando de uma tela de 7,5cm x 5cm.

snap_015310.jpg

50 - BouncesApp
Outro demo do acelerômetro do iPod/iTouch.

51 - iSlots
Caça-níqueis. Muito bonito, cheio de efeitos, mas viciante demais pro meu gosto.

52 - Wheater
Previsão do tempo. O mesmo do iPhone. Elegante, aceita várias localidades e acha lugares obscuros como São Francisco Xavier, SP

snap_015141.jpg

O que falta instalar:

Não experimentei o Apache, PHP, Perl, TCL, Python, Ruby, a parte de eBooks, o iPhysics, temas, emuladores de calculadoras, dicionários, RSS, SSH, Othelo (alguém joga isso?) e Pedômetro (isso dá cadeia, pô!). Testei o SCUMMVM, funciona muito bem, mas ainda prefiro jogar Loom no PC. O Zork entretanto, acabei de achar e estou instalando.

Você conhece algum xing-ling que faça isso tudo?

relacionados


Comentários