Meio Bit » Arquivo » Indústria » Novell processa Microsoft por causa do Wordperfect

Novell processa Microsoft por causa do Wordperfect

16 anos atrás

Numa mostra de como o mercado e empresas funcionam, é isso mesmo que você acabou de ler no título. Os melhores parceiros, irmãos camaradas em cooperação e desenvolvimento, interoperabilidade de sistemas, suporte ao .Net para Linux e vários outros campos, estão em briga judicial bilionária.

O litígio começou em 2004 e recebeu a luz verde dos tribunais. O motivo? A Novell alega que a Microsoft não divulgou informações essenciais sobre o Windows 95 e prejudicou a empresa em lançar uma versão compatível com o novo sistema operacional. Isso mesmo, a Novell se sentiu prejudicada nas versões beta do Win95, provavelmente entre 93 e 95, 14 anos atrás... muitos fanboys nem sabiam ler.

A Microsoft se defende dizendo que maus negócios e más decisões foram os motivadores do Wordperfect ter caído na preferência dos consumidores.

Detalhe é que a Novell tinha planos de oferecer uma suíte de aplicativos. Fundiu-se com a WordPerfect Corp, comprou o Quattro Pro da Borland e os planos deram errado quando encontraram o Office 95 da própria Microsoft. A notícia ainda explica o que aconteceu: incapaz de faturar uns trocados, vendeu o WordPerfect para a Corel por 170 milhões, tendo gasto 1.2 bilhões na fusão. É esse bilhãozinho que a Novell quer.

Sinceramente? Parece que toda incompetência de qualquer empresa nos anos 90 na área de tecnologia, a culpa é da Microsoft. Ficou comprovado que eles possuíam práticas nocivas à competição, mas o caso da Novell, reclamando 1 década depois do ocorrido, parece alguém que chegou na festa tarde demais.  Deve fazer parte do plano deles aumentar o faturamento da empresa, vindo de "negócios" com a Microsoft para 90% da receita.

Fonte: eWeek

relacionados


Comentários