Meio Bit » Baú » Software » Grave Blu-Ray e HD-DVD de Graça com o BurnAware

Grave Blu-Ray e HD-DVD de Graça com o BurnAware

24/01/2008 às 3:11

Uma das coisas que me enchem o saco no Nero, o quase onipresente programa de gravação de CDs e DVDs, é o fato de ele ser muito grande e pesado (bloatware). Um software pago e tão aceito tinha de ser mais leve e eficiente.

Na minha leitura diária de feeds nerds descobri o BurnAware Free, um programa gratuito para gravação, que além de fazer o trivial ainda tem suporte a Blu-Ray e HD-DVD.

Resolvi testar o bichinho, e ele começou a me agradar pelo download: apenas quatro e meio meguinhas para baixar. A instalação foi rápida, não exigiu reiniciar o Windows (se é que isso ainda é praxe, confesso a ignorância), e a utilização foi extremamente agradável.

A interface do programa é basicamente uma home com todas as opções possíveis (que incluem a gravação de DVDs de vídeo a partir de uma estrutura pré-existente no disco, ou criação de CDs de áudio a partir de WAVs ou WMAs).

Uma vez selecionada a opção desejada, essa janela some e aparece no lugar a tela relativa à opção escolhida. E então o único ponto negativo do programa: fiquei um tempão tentando adivinhar onde tinha de clicar para iniciar a gravação. É numa bolinha vermelha no canto superior direito da tela, que me pareceu desde sempre ser mera decoração...

O melhor, contudo, eu guardei para o final.

Se eu resolvesse gravar um DVD com o Nero em meu notebook, teria de parar absolutamente tudo o que estivesse fazendo para deixar o computador disponível para a gravação. Com esse bichinho eu editei este artigo todinho, capturei as telas, naveguei no Firefox, olhei e-mails no Thunderbird... Claro que eu não faria tudo isso ao mesmo tempo se não fosse para testar, mas o fato é que o programa é realmente leve.

Não sei se será a melhor opção pra todo mundo, mas pra mim está sendo.

Via Download Squad

relacionados


Comentários