Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Editor de Imagens Picnik lança API

Editor de Imagens Picnik lança API

16 anos atrás

Estou constantemente me surpreendendo com as possibilidades dessa tal "Web 2.0". Claro que tem um pouco de tolice nessa afirmativa, da mesma forma que é tolice minha ainda admirar-me com o fato de um avião que pesa toneladas conseguir alçar vôo e ser um transporte relativamente seguro e barato, ou com coisas ainda mais simples, como a chuva.

Não sou dos maiores entusiastas de coisas que viram moda na Internet, não sei por quê. Sites (ou serviços) como Orkut, Twitter, e mesmo o Flickr não me atraem. Até tenho perfil no Orkut, mas nos outros dois nunca nem entrei para ao menos ver a interface.

Lendo meus feeds diários, contudo, descobri que o Flickr utiliza os serviços de um editor online de imagens chamado Picnik, que por sinal está abrindo sua API para que qualquer site na Internet possa oferecer a seus usuários recursos avançados de edição de imagens.

Espero que os leitores perdoem minha tolice, por não saber que o Flickr conta com recursos avançados de edição de imagens desde sei lá quando. E que perdoem também meu queixo caído com o Picnik: eu juro que não imaginava que um software que roda no navegador sem plugins, sem ActiveX, pudesse editar imagens com tanta rapidez e precisão!

De acordo com o que interpretei do que li na página do anúncio oficial, com o uso da API será possível "embutir" o Picnik em qualquer página, de maneira transparente ao usuário, de forma a disponibilizar os recursos de edição de imagens selecionados aos usuários. Por exemplo, estou pensando seriamente em fazer uma página que receba como entrada uma foto e que devolva a mesma foto sem os olhos vermelhos.

O serviço é gratuito, parece ter bastante documentação, e as possibilidades são imensas. Além de ter frescuras em Ajax, que eu adoro.

Via Download Squad

relacionados


Comentários