Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Apesar de tudo, até que saímos bem na foto

Apesar de tudo, até que saímos bem na foto

NASA divulga foto da Cassini, confira se pegaram seu melhor ângulo.

24/07/2013 às 8:00

earth-moon_from_saturn_1920x1080

Se você foi pra fora de casa dia 19, no horário combinado e deu tchauzinho, é (infinitamente im)provável que um fóton seu esteja nesta imagem. É a Terra, fotografada de Saturno pela sonda Cassini.

Na verdade ela só tem um pixel de tamanho, parece maior pois é muito brilhante, estourando a luz e vazando para os pixels próximos. Não que o efeito não seja bonito.

Essa imagem foi divulgada uns dois dias depois, foi recebida, processada, limpa (removeram os monolitos e estações espaciais alienígenas, claro) e divulgada. 20 anos atrás isso era impensável. Imagens do Hubble levavam um ano para chegar ao público leigo, e quando chegavam eram poucas. Divulgação Científica era algo menosprezado. Mesmo Carl Sagan era visto com desdém por muitos cientistas “de verdade”.

Hoje esses cientistas são os primeiros a colocar o fruto de suas pesquisas online, astrônomos compartilham imagens fresquinhas saídas dos telescópios, e a percepção (correta) é que Ciência não pode ser uma caixa-preta, uma torre de marfim e um conjunto de dogmas inquestionáveis e indecifráveis para o público leigo. Até porque essa vaga já tem dono.

Quanto à Cassini, ontem a NASA soltou OUTRA imagem, dessa vez com zoom e mais processamento digital. Vistas de Saturno, a Terra e a Lua:

earthmoon2_cassini_960

Mesmo assim ainda continuo achando a imagem mais impressionante de todas a foto feita pela HIRISE, aquela mega-câmera em órbita de Marte. Apontada para a Terra, de uma distância de 143 milhões de Quilômetros, produziram esta obra de arte.

Não somos um ponto, somos um planeta inteiro com oceanos e continentes.

EarthMoon-516

Se isso não é Visão Além do Alcance…

relacionados


Comentários