Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » É hoje! Dê tchauzinho para Saturno!

É hoje! Dê tchauzinho para Saturno!

Hoje a Cassini irá apontar, de Saturno, sua câmera para a Terra. A NASA quer todo mundo na rua dando tchauzinho!

11 anos atrás

IDL TIFF file

Em 1990 a Voyager 1 virou sua câmera em direção ao sistema solar interior e fez uma foto histórica. A mais de 6 bilhões de km de distância, ela captou um único ponto, menor que um pixel, suspenso na imensidão do espaço.

Esse ponto era a Terra. Eu poderia descrever mais o significado, mas Carl Sagan disse tudo que era preciso em seu texto Pálido Ponto Azul.

Invista 5 minutos de sua vida e escute esse texto, na incomparável voz de Guilherme Briggs:

Agora a NASA vai repetir a experiência, com a Cassini, uma sonda lançada em 1997 e tão bem-sucedida que irá prosseguir até 2017. Ela lançou sondas que pousaram em Titã, tirou fotos incríveis de Saturno e suas luas, avançou de forma imensa nosso conhecimento, e agora unirá o Mundo.

Entre 18:27 e 18:42, Hora de Brasília, a Cassini apontará seus sensores para a Terra, que estará bem próxima aos Anéis de Saturno. Ela fará uma imagem de nosso planeta, bilhões de quilômetros distante.

Se tudo der certo a Terra aparecerá com um pixel de tamanho, no limite da resolução, mas esse pixel pode ser você. A NASA está organizando o evento “Acene para Saturno”. Durante esses 15 minutos todos devem ir para o ar livre, achar Saturno (é fácil, aqui tem como – olhe em direção Norte, suba até ficar quase paralelo à Lua, Saturno é o ponto brilhante à esquerda) e acenar. Existe uma chance, bem maior do que zero de um de seus fótons ser captado pela Cassini.

Claro, nós nunca saberemos quem será captado, mas não importa. Será uma celebração, estamos mostrando e descobrindo que enquanto nos matamos em aldeias africanas, quebramos orelhões para protestar pelo descaso com a Coisa Pública e baseamos nossa moralidade em lendas da Idade do Bronze, também somos capazes de coisas sublimes, como colocar uma câmera em uma nave orbitando um planeta a uma distância inconcebível, apontar essa câmera para casa e tirarmos a mais incrível Foto de Facebook da História.

Só não vale fazer bico de pato.

relacionados


Comentários