Meio Bit » Software » Controle os processos do seu Windows com o Process Lasso

Controle os processos do seu Windows com o Process Lasso

19/01/2008 às 3:37

Eu sou um hipócrita. Detesto Windows, gosto muito mais do Linux, sou fanboy do GNOME (principalmente com as frescuras gráficas do Compiz), mas continuo usando muito mais o sistema pago do que o gratuito. Claro que isso se deve ao fato de eu ser fanboy do Zoundry (especialmente a nova versão alfa, o Raven), razão pela qual nem comentei no artigo do Bicalho: não há nada pior do que comentários irracionais de fanboys.

Mas não estou aqui pra ficar contando os meus podres, e sim para comentar sobre o Process Lasso, esse programinha maneiro e gratuito para gerenciar os processos do Windows, particularmente útil para quem precisa torcer para que a memória RAM de seu computador seja suficiente para rodar tudo o que precisa.

À primeira vista, ele se parece bastante com o Gerenciador de Processos do Windows, mas em alguns minutos de uso do programa já dá para ver que apesar de algumas semelhanças, o Process Lasso vai além disso embora não o substitua.

Por exemplo, o gráfico que aparece no topo da janela, que tem duas linhas: uma verde, registrando a "responsividade" do sistema, e outra vermelha registrando o consumo de CPU. Só que no caso de máquinas com duplo núcleo (ou multiprocessadas) seria bem interessante poder ver separadamente a utilização de um e de outro, como o Gerenciador de Processos faz.

Bobagens à parte, o fato de a lista de processos do Process Lasso ser bem mais detalhada me agradou muito. Particularmente sou paranóico com trojans, e com o programa fica fácil de identificar cada um dos processos em execução no momento. E com um simples clique de botão direito é possível, entre outras coisas, modificar se o processo inicia automaticamente no boot, e nesse caso se para todos usuários ou para aquele específico, definir a prioridade do processo, dizer em qual das CPUs preferimos que o processo seja executado, ou terminar o processo imediatamente.

Entre as vantagens alegadas do programa está a habilidade de monitorar os processos e executar ações previamente escolhidas quando estes atinjam determinadas condições. Por exemplo, podemos definir que se um determinado processo chegar a 95% de utilização de CPU sua prioridade deverá ser baixada ao mínimo durante um determinado intervalo, ou até que a CPU esteja em, digamos, 5% de uso.

Claro que esse programa não é fundamental na vida de qualquer usuário, e que quase tudo o que ele faz também é possível de se fazer com outras ferramentas, com o MS Config, ou utilitários do Resource Kit. Mas a facilidade de ter tudo isso à mão, numa interface fácil de usar, vale cada centavo investido no programa.

Brincadeirinha: como eu disse acima, o Process Lasso é gratuito. Só faltou falar que ele vem compilado nativamente em versões de 32 e de 64 bits. Mas também não posso contar tudo aqui! Tenho de deixar um pouco de emoção para quem resolver testar o programa.

Via: Download Squad

relacionados


Comentários