Meio Bit » Baú » Meio Bit » Lançado o FreeBSD 6.3

Lançado o FreeBSD 6.3

18/01/2008 às 22:37

Ainda esperando ansiosamente pelo lançamento do FreeBSD 7, que já está em RC1 há algum tempo, visitei o site do projeto e li que foi lançado justamente hoje o FreeBSD 6.3. A versão continua trazendo a estabilidade consagrada da série 6 deste e não tem grandes novidades, exceto a atualização de vários pacotes (Xorg 7.3, KDE 3.5.8, Gnome 2.20.1, Bind 9.3.4 e algumas outras coisas).

Disponível para as plataformas Alpha, AMD64, i386, PC98, PowerPC e Sparc64, o FreeBSD é conhecido pela sua leveza e estabilidade extrema, sendo (na minha opinião, na do Yahoo também) a melhor plataforma para rodar o Apache WebServer. Não digo o mesmo do MySQL por causa do UFS. Ele também é lembrado por gerenciar processos e memória de maneira mais eficiente que o Linux e ter o Ports (inspirou o Portage, do Gentoo), que compila e instala programas automaticamente através de uma estrutura hierárquica de diretórios super organizada.

Meu carinho pelo FreeBSD é especial. É o sistema operacional que mais gosto e sofre um pouco com a falta de aplicativos “de nome” (minha principal ferramenta é o VMware) e me tornou mais tolerante a falhas de outros SOs, como o próprio MS Windows. É de fácil utilização, apesar de não recomendar se você tem ojeriza ao modo texto. Assim, estou baixando o 6.3 para testar no VMware e (talvez) escrever uma análise pro usuário que se interessar em experimentar, ou voltada para outros usuários do sistema. Quanto ao FreeBSD 7, já tenho até uma partição de 15GB esperando pelo lançamento de sua versão final. Se for tão bom quanto imagino (isso não é uma verdade absoluta), o VMware não será digno de rodá-lo. =)

E você, já baixou o seu? (Tá bom, eu sei que não)

relacionados


Comentários