Meio Bit » Arquivo » Engenharia » O helicóptero dos Flintstones já é realidade

O helicóptero dos Flintstones já é realidade

A estrutura é feita principalmente de tubos de fibra de carbono conectando quatro rotores a uma bicicleta central, que faz com que as hélices girem. O movimento deste helicóptero depende todo da força física do piloto.

11 anos atrás

AeroVelo

Crédito da imagem: reprodução.

A Igor I. Sikorsky Human Powered Helicopter Competition, algo como Competição Igor I. Sikorsky de Helicópteros Movidos por Pessoas, mantida pela Associação Americana de Helicópteros (AHS, da sigla em inglês) oferece um prêmio desde 1980 para quem conseguir fazer voar um helicóptero movido apenas por “tração” humana por um minuto, e atingir 3 metros do chão em uma área de 100 metros quadrados.

Até hoje, ninguém tinha conseguido ganhar o prêmio, no entanto. Até o ano passado, para ser mais exato.

A geringonça, para usar um termo técnico, desenvolvida pela equipe do canadense Todd Reichert, conseguiu o feito. Não é uma máquina que poderia ser utilizada comercialmente, nem mesmo como hobby, para dizer a verdade, mas esse não é o espírito da competição. Segundo Mike Hirschberg, diretor da AHS:

A competição não visa criar uma máquina prática. É um desafio para a comunidade técnica do voo vertical. É um projeto multidisciplinar que agrega habilidade técnica e trabalho em equipe para superar o que muitos diziam ser impossível nas últimas três décadas.

Esse ano finalmente a AeroVelo, uma pequena equipe composta por alunos, graduados e voluntários da Universidade de Toronto, enfrentou a Universidade de Maryland (EUA) atrás do voo perfeito.

A equipe americana trabalhou em seu projeto por mais tempo e contava com uma equipe maior, mas após um tenso voo final pilotado por Reichert mês passado, os canadenses resolveram enfrentar a competição.

A vitória foi confirmada quinta-feira, e a AeroVelo foi oficialmente anunciada como vencedora do prêmio em dinheiro de 250 mil dólares.

Não é algo que seja viável a curto prazo, mas é um exercício em expandir os limites do que é fisicamente possível e do que você pode fazer com materiais leves e um projeto criativo. Vencer essa competição é um catalisador para continuar fazendo as coisas que amamos. Nosso objetivo é abraçar projetos que inspirem as pessoas a perseguirem grandes sonhos” — Todd Reichert

O helicóptero, chamado de Atlas, é enorme, medindo quase 47 metros entre uma extremidade e outra, mas é incrivelmente leve para seu tamanho, com apenas 54 quilos.

HeloSociety — AeroVelo Wins the 33-Year Old AHS Igor I. Sikorsky Human Powered Helicopter Competition

A estrutura é feita principalmente de tubos de fibra de carbono conectando quatro rotores a uma bicicleta central, que faz com que as hélices girem. O movimento depende todo da força física do piloto.

Foi necessário mais de um ano para desenvolver o equipamento e dois grandes acidentes até a equipe conseguir vencer a competição.

Todd Reichert e Cameron Robertson, engenheiro da equipe, já montaram sua empresa, também chamada AeroVelo, para trabalhar em outros projetos de equipamentos movidos por força humana, que eles acreditam ser uma alternativa ao combustível fóssil.

Fonte: Ottawa Citizen.

relacionados


Comentários