Meio Bit » Arquivo » Software » Kurumin 8 vem aí?

Kurumin 8 vem aí?

16 anos atrás

kurumin Apesar de vários membros da comunidade discriminarem a distribuição (e os usuários do) Kurumin Linux, o trabalho do líder Carlos Eduardo Morimoto foi notável. Em poucos anos, o Kurumin conseguiu fazer o que o Conectiva tentou por tanto tempo sem nunca chegar ao sucesso absoluto: levar o Linux para o usuário final nas terras tupiniquins.

Os “Ícones Mágicos”, o “Clica-Aki” e os arquivos de configuração (sempre bem comentados, feitos pelo próprio Morimoto), incentivaram muita gente a usar Linux como sistema operacional principal. Vários deles, como eu, viram que o Linux não era nenhum bicho de sete cabeças, e trocaram de distribuição com o passar do tempo.

Entretanto, o fardo de Carlos Morimoto ficou pesado demais. Com o site, cursos e livros, o Kurumin se tornou um projeto paralelo devido à falta de tempo do líder, e a versão 8 ficou em cheque.

Até que, no fórum Guiadohardware, a comunidade do Kurumin começou a se mobilizar para levar adiante o desenvolvimento da distribuição. As idéias são muitas. Remasterizações com Gnome/XFCE, um novo painel de controle feito em Gambas (também funcional) e o reempacotamento em categorias dos scripts do Kurumin são algumas delas. Já existe um grupo de discussão oficial só com um tópico ainda, composto pelos voluntários que vestiram a camisa da causa (ou a assinatura) “Vida Longa ao Kurumin”. Eles convidam novos participantes, e precisam de programadores.

Ainda no tópico, Carlos Morimoto deu carta branca para o trabalho dos novos desenvolvedores, mas antes de bater o martelo, quer ver o resultado. Afinal, segundo ele (e Linus Torvalds), “Talk is cheap”. No grupo oficial, o mesmo também aparece no topo da lista de desenvolvedores do único tópico existente, como Desenvolvedor Geral.

E agora, será que pela primeira vez teremos um release do Kurumin desenvolvido pela comunidade software livre? Ou estamos vendo a mesma coisa que aconteceu quando a MandrakeSoft comprou a Conectiva? Agora é esperar pra ver!

[dica do leitor linuxph]

relacionados


Comentários