Meio Bit » Baú » Fotografia » CES 2008 - Equipamentos fotográficos

CES 2008 - Equipamentos fotográficos

07/01/2008 às 18:21

Os fabricantes de equipamentos fotográficos estão aproveitando a CES 2008 (Consumer Eletronics Show) para despejar no mercado os primeiros lançamentos desse novo ano. Várias câmeras compactas (simples e avançadas) e DSLRs foram apresentadas ao público. Os principais expositores que trouxeram equipamentos ainda não lançados para o consumo são Sony (1 câmera), Samsung (8 câmeras) e Casio(4 câmeras), além de alguns fabricantes de cartões de memória como a Ridata. Embora pouca coisa possa ser acrescentada a tecnologia das câmeras digitais, dois lançamentos chamam muito a atenção por pequenas inovações em algumas características.

O primeiro é a Casio EXILIM Pro EX-F1, câmera voltada para o usuário avançado e com 6 megapixels de resolução máxima. Várias características desse equipamento nos chamam a atenção. O primeiro é que ela usa um sensor CMOS de 1/1.8'', o que deve garantir boa autonomia de bateria e uma boa qualidade de imagem. A segunda característica é que a câmera consegue realizar a incrível marca de 60 fotos por segundo no modo contínuo, durante um segundo. Outras opções são 5 fotos por segundo durante 12 segundos, ou 7 fotos por segundo usando flash (óbvio que o buffer interno suporta 60 fotogramas na resolução máxima). A terceira característica marcante no equipamento é a capacidade de gravar vídeos no formato Full HD, com definição de 1920x1080 pixels a uma velocidade de 60 quadros por segundo. No resto ela tem as mesmas características das ultra zooms que estão disponíveis no mercado. Pontos negativos do equipamento são o tamanho avantajado, o peso (em torno de 671 gramas, sem a bateria) e o preço que deve ficar em torno de $ 1.000,00 dólares. Creio que ela vai atrair mais os usuários interessados na ótima qualidade do vídeo do que os fotógrafos avançados.

O segundo lançamento digno de nota é a Sony Alpha 200. Se eu escrevesse a três anos atrás que as DSLR da Sony seriam um equipamento relevante e de boa qualidade no futuro provavelmente seria apedrejado, mas, felizmente, é isso que vem ocorrendo. Digo felizmente porque a empresa vem entregando equipamentos cada vez melhores e a preços mais baixos que a concorrência, forçando o preço de todo o mercado fotográfico para baixo sem afetar a qualidade dos equipamentos. A nova Alpha 200 é um upgrade da Alpha 100. Entre as melhorias estão os menus de controle que estão mais intuitivos, ela ganhou ISO 3200 e teve o LCD melhorado. De mais, ela mantém os mesmos 10 megapixels de definição máxima de sua antecessora. Uma característica interessante do lançamento da Sony é o preço. Ela pode ser comprada com a lente básica do Kit (18-70mm, f/3.5-5.6) por $ 700,00 dólares ou com uma lente tele (75-300mm, f/4.5-5.6) por $ 900,00 dólares. O sensor da Sony possuí fator de corte de 1,5x que faz com que a 75-300mm se comporte, por exemplo, como uma 112-450 mm. Claro, lembrando, que preços de lançamento tendem a cair. Uma dica interessante é que a Alpha 100, que já parou de ser produzida, está com o preço em queda e pode ser uma ótima compra.

fonte: dpreview

relacionados


Comentários