Meio Bit » Arquivo » Software » Programa Promete Aumentar a Estabilidade do Windows

Programa Promete Aumentar a Estabilidade do Windows

16 anos atrás

Um dos principais argumentos dos entusiastas do Linux, ou melhor, dos que acham que Bill Gates e a Microsoft são manifestações do coisa-ruim, é que o Linux é muito mais estável que o Windows. Tudo bem: eu, na condição de usuário dos dois sistemas, sei o que querem dizer com isso, e prefiro o Linux mas tenho usado mais o Windows porque meu editor de blogs favorito só funciona na plataforma da MS; mas para um usuário do Windows a partir do 2000 esse argumento já não faz tanto sentido.

Seja lá como for, uma empresa chamada Excessive Software criou um programa chamado Xtra Windows Stability que promete acrescentar estabilidade ao sistema ao separar os processos de três importantes subsistemas: Desktop, Explorer (pastas e arquivos) e Internet Explorer. A explicação é que dividindo os subsistemas em processos separados ficaria mais fácil uma eventual recuperação em caso de pane.

O download é de apenas um arquivo, não requer instalação, e permite que o usuário escolha se quer isolar algum ou todos os processos.

Corri o risco (já explico por quê "risco") e executei o programa no meu laptop (o screenshot acima é da minha máquina). Talvez porque ele já fosse um Windows bem comportado e estável não notei nenhuma mudança, exceto por um pequeno consumo extra de memória.

Se você quiser baixar o programa recomendo que desabilite o JavaScript ao entrar no site. Primeiro porque eles utilizam aqueles programas de publicidade abusivos, e segundo porque o link de download é interceptado por um script que ao invés de fazer o download entope a tela com mais publicidade. Consegui baixar o arquivo zipado clicando com o control, para abrir uma nova aba.

Até agora, cerca de duas horas usando o computador direto desde a instalação, ele não deu nenhuma engasgada, mas tampouco ele costuma fazer isso. Em outras palavras, nem eu pessoalmente nem o Meio Bit recomendamos este programa. A única razão pela qual eu resolvi experimentar foi o fato de que o site Shell Extension City (um dos principais sobre freeware na rede) colocou o Xtra Windows Stability como 17º dos 25 principais programas, dicas e tweaks de 2007.

Via gHacks.net

relacionados


Comentários