Meio Bit » Arquivo » Hardware » [Review] – Samsung Galaxy S Duos S7562

[Review] – Samsung Galaxy S Duos S7562

A linha Galaxy S realmente fez sucesso no mercado brasileiro. Um desses é o S Duos, modelo dual chip SIM da Samsung. Será que, mesmo com os novos e mais poderosos modelos, ele ainda tem espaço no bolso do consumidor?

11 anos atrás

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Visão geral do aparelho (Crédito: Stella Dauer)

A linha Galaxy S realmente fez sucesso no mercado brasileiro. Tanto é que até hoje, com o lançamento do Galaxy S4 no exterior, ainda há modelos do Galaxy S, o primeiro deles, sendo vendidos por aqui.

Um desses é o S Duos, modelo dual chip da linhas. Será que, mesmo com os novos e mais poderosos modelos, ele ainda tem espaço no bolso do consumidor?

Design

Quem já conhece a linha Galaxy, conhece o visual do S Duos. Ele segue o mesmo formato retangular, com bordas arredondadas e carcaça de plástico, tendo a frente dominada pela tela de vidro. Ele lembra bastante seu irmão mais antigo, o próprio Galaxy S.

Não é muito leve, pesa 120 gramas, mas o tamanho da tela justifica esse extra. Não é muito fino, tem um centímetro de espessura, mas cabe muito bem na mão, dá para mexer sem precisar de muitos dedos. Em discretas cores cinza escuro e preto, ele tem uma cara séria (é vendido também na cor branca).

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Traseira texturizada (Crédito: Stella Dauer)

Na traseira temos a câmera, seu flash e uma saída de som. Na parte superior, apenas a conexão de áudio; na parte inferior, microfone e conexão micro USB. O acabamento nessa parte é texturizado, o que ajuda a não escorregar na mão.

Nas laterais, a parte esquerda tem os botões de volume e o furo para pingentes e chaveiros, enquanto que na direita há o botão de energia e o slot para cartão de memória, coberto por uma tampinha de plástico.

A frente, além da tela, conta com saída de áudio, câmera frontal, sensores, um botão home físico e dois outros capacitivos, menu e voltar.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Display com resolução de 480×800 pixels (Crédito: Stella Dauer)

Tela

Para seu preço médio e seu processamento, a tela até que impressiona. São 4 polegadas capacitivas TFT com 16 milhões de cores, definição de 480×800 pixels e densidade de 233 PPI.

É quase impossível ver os pixels a olho nu, e a tela tem ótima definição, além de ser muito brilhante e colorida. O vidro, que não é Gorilla Glass, é bem liso e o dedo desliza facilmente por ele. Esse conjunto torna o uso do aparelho muito mais confortável.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Câmera frontal, saída de áudio e display. Sem sensores (Crédito: Stella Dauer)

Hardware e processamento

O processamento desse smart é dos mais simples, comparável aos de entrada, mas alguns itens fazem-no se sobressair. Com CPU de 1 GHz Cortex-A5, GPU Adreno 200 e chipset Qualcomm MSM7227A Snapdragon, ele possui 768 MB de RAM. Não chega a 1 GB, mas é mais do que os 512 MB de muitos aparelhos.

Em nossos testes, ele não se saiu muito bem em jogos mais pesados como Blood & Glory: Legends, com tantos lags que impossibilitou o jogo. Na multitarefa, com dez aplicativos ligados ao mesmo tempo, ele apresentou alguns pequenos engasgos, mas nada que impeça o uso.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Chips SIM ficam sobrepostos (Crédito: Stella Dauer)

Utilizando o benchmark AnTuTu, ele teve pontuação de 4064 pontos, com uma estrela e meia. Está bem longe de ser considerado um bom processamento, mas para as tarefas do dia-a-dia se mostrou competente. Ele aceita Flash, HTML e Java, esse último via emulador.

Entre as conexões, ele tem um bom número delas. Bluetooth 3.0 com AD2P (conexão com acessórios sem fio como fones), Wi-Fi b/g/n, Wi-Fi hotspot, Wi-Fi Direct, GPS com A-GPS e 3G. De sensores, temos acelerômetro, proximidade e bússola. Ele é 3G dual band, 2G quadriband e suporta até dois chips SIM normais.

Sistema operacional e usabilidade

O sistema operacional embarcado no Duos é o Android, versão 4.0.4 Ice Cream Sandwich. Não é a mais atual e há poucas chances de que ganhe um update. Ainda assim, não é uma versão tão antiga, e ainda pode ser totalmente funcional para o usuário, além de aceitar a grande maioria dos aplicativos.

A interface TouchWiz (chamada agora de Nature UX) que a Samsung coloca sobre o Android é sempre benvinda em smartphones mid end. é colorida, lúdica e mais fácil de lidar. A empresa aprimora alguns itens de usabilidade, para que o sistema não pareça tão voltado aos geeks e entendidos de tecnologia.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Local para microSD, protegido com tampa (Crédito: Stella Dauer)

A barra de notificações, por exemplo, tem o toque de esperteza da Samsung. Além de mostrar atalhos para as configurações mais usadas (ligar e desligar Wi-Fi, GPS, som, rotação da tela, Bluetooth, entre outros), também mostra a configuração do brilho da tela e quando tem música tocando, também tem um mini player embutido.

O teclado também é bem esperto. Além de possuir opção de escrever deslizando os dedos (como no Swype), também tem boa predição de palavras, e corrige muitos dos possíveis erros, além de pontuar automaticamente os finais de frases.

A área de aplicativos é dividida entre Widgets, Aplicativos e uma aba especial para você checar quais foram baixados por você. É possível também colocá-los em lista, grade alfabética ou personalizada. Há dezenas de widgets que deixam a home mais funcional, e podem ser divididos em até sete janelas.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Rockr de volume e local para colocar pingentes (Crédito: Stella Dauer)

Para o caso dos dois chips SIM, há uma área de configuração exclusiva no aparelho. Lá, você pode ajustar o comportamento de cada chip, como qual irá navegar pela rede de serviços de dados, se é possível receber chamada de um chip mesmo quando o outro estiver realizando uma ligação, entre outros.

Aplicativos

Não temos muitos aplicativos no S Duos. São 31, e alguns deles são apenas ajustes do sistema. Não há nem o pacote completo da Samsung e nem o da Google. Também não há qualquer aplicativo de terceiros, como alguma suíte office ou jogo.

De simples, temos Calculadora, Câmera, Configurações, Contatos, Downloads, E-mail, Galeria, Gravador de voz, Internet (navegador), Mensagens, Meus Arquivos (gerenciador de arquivos), Rádio FM, Relógio, Telefone e Video Player.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Microfone e conexão microUSB na parte inferior (Crédito: Stella Dauer)

Já do pacote Google temos Chat em grupo, Gmail, Google+, Gtalk, Local, Mapas, Navegador GPS, Pesquisa, Play Store, YouTube, Play Music e Configurações dos serviços Google. A Samsung incluiu mais um player de música, a loja Samsung Apps, a agenda S Planner, Notas, ChatON (sincroniza dados entre contas e dispositivos Samsung) e o Game Hub, loja de jogos.

É um bom kit para começar. Se precisar de mais, a loja do Google conta com mais de 700 mil apps. Entretanto, aconselhamos escolher bem o que vai instalar, pois a memória interna é pequena.

Câmera

Dentro do aparelho, há m sensor de 5 megapixels para fotografia e filmagens. Em nossos testes, tivemos bons e mais resultados. Vir com flash, geotagueamento e foco automático já é uma boa notícia, mesmo que o foco automático não seja tão rápido quanto desejamos.

Em situações de boa luz ela se saiu bem, com ruídos quase imperceptíveis, com bom foco e acuidade. As cores ficam um pouco lavadas em alguns cliques, mas cores fortes se sobressaem. Já em situações de menos luz há distorção de cor e bastante granulado.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Câmera, flash LED e saída de áudio na traseira (Crédito: Stella Dauer)

Para filmagens, o microfone não possui cancelamento de ruído, mas capta bem o som. A qualidade do vídeo, em formato mp4, é razoável, uma vez que é VGA. Já em boa luz pode apresentar alguns pixels, em baixa luz melhor nem utilizar. Mas, para registros diários está de bom tamanho.

Os ajustes são bem simples. Há a possibilidade de configurar o flash, modo de disparo (único, detetor de sorriso, panorama, desenho e compartilhar foto – via Wi-Fi Direct), efeitos (negativo, preto e branco, sépia), valor de exposição, modo de foco, temporizador, controle de branco, ISO, medição e guias.

Há também uma câmera frontal, para chamadas em vídeo, que também é VGA.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Traseira texturizada (Crédito: Stella Dauer)

Música e mídia

Com muito atraso e tropeço ele reproduziu um vídeo em Full HD (1080p), mas vídeos em HD simples (720p) ele reproduziu sem problemas, assim como vídeos em outras definições e formatos. A tela é boa para vídeos, pois é grande, vívida e colorida.

O som externo é bem alto, mas não tem estéreo bom, pois o áudio sai apenas pela pequena abertura na traseira do dispositivo. Segurando o S Duos com as duas mãos, normalmente, você produz uma concha acústica, e o som fica bem melhor. Os agudos são um pouco mais pronunciados do que os graves.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Conexão de áudio (Crédito: Stella Dauer)

Com os fones de ouvido que o acompanham na caixa, o aparelho muda de patamar. Os fones, mesmo sendo convencionais, possuem boa qualidade e bom estéreo, além de ser bem equilibrado nos graves e agudos.

A única coisa que atrapalha um pouco é o microfone dos fones, que fica bem colado no rosto. Facilita na conversa, mas parece que você está usando brincos. Ele tem rádio FM com tecnologia RDS, que traz informações sobre as músicas que estão sendo tocadas.

Bateria e armazenamento

A bateria do S Duos é bem interessante em matéria de duração. Com todas as conexões ligadas (Wi-Fi, Bluetooth, GPS, 3G) tela com o brilho no máximo e uso comum diário – jogos, email, navegação na internet, configurações – tivemos um total de 15 horas e meia ligado, um bom número.

Apenas com o WiFi ligado, tela com brilho médio e o mesmo uso comum, chegamos quase dois dias. Já o uso pesado, com jogos contínuos, navegação pelo mapa ou filmes, ele ficou aproximadamente 6 horas longe da tomada.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Botões capacitivos e um físico (Crédito: Stella Dauer)

Ao vermos nas especificações que temos 4 GB de espaço interno, tudo parece estar bem. Entretanto, as notícias não são boas quando percebemos que apenas 1,8 GB desses 4 estão disponíveis para o usuário.

É possível resolver o problema de espaço usando um cartão de memória, mas apenas para músicas e outros arquivos, uma vez que não há como passar os aplicativos para o cartão.

Smartphone Samsung Galaxy S Duos S7562

Conteúdo da caixa (Crédito: Stella Dauer)

O que vem na caixa

A caixa acompanha todo o necessário para seu uso, menos um cartão de memória (que seria muito útil). Além do aparelho, temos a bateria, manuais rápidos, cabo USB, fones de ouvido convencionais com microfone e um carregador com fio.

Vale a pena?

Se você procura um smartphone dual chip, mas não quer qualquer porcaria, o S Duos está aí como uma boa opção. Não é muito novo e seu processamento não é top, mas se você encontrar por um bom preço, conseguirá o Duos por um valor similar ao de um aparelho muito mais simples.

relacionados


Comentários