Meio Bit » Arquivo » Games » Para diretor criativo da Ubisoft, games não precisam ter um final

Para diretor criativo da Ubisoft, games não precisam ter um final

Diretor criativo da Ubisoft diz que um game que sido capaz de divertir mesmo sem ter sido finalizado é uma coisa boa, e que finais são secundários

11 anos atrás

Assassin's Creed IV

Seja sincero: quando foi a última vez que você terminou um grande jogo? E depois de terminá-lo, você voltou a jogá-lo? O fator replay é suficiente para mantê-lo ligado ao jogo por mais tempo? E mesmo que não tenha terminado, você se sentiu satisfeito?

Pode parecer estranho, mas muita gente joga tantos títulos ao mesmo tempo que não consegue finalizar uma boa parcela deles. E quando o jogo tem um replay interessante, um final mataria a sensação de querer prosseguir nele. Para o diretor criativo da Ubisoft Jason VandenBerghe, o final é algo secundário e não é tão necessário quanto se pensa.

Em uma coluna publicada na Game Developer Magazine (e republicada pelo Gamasutra), VandenBerghe argumenta que a maior parte dos jogadores de hoje em dia não vai finalizar os games que jogam - e isso não é necessariamente algo ruim - para ele, é até bom. "A capacidade dos jogadores pararem de jogar quando quiserem é inerente ao formato. Isso não é ruim, é algo bom", diz. Ele lembrou que há vários games que não possuem final, como todos os MMORPGs e os arcades clássicos, além de dar exemplos de esportes como futebol e até pôquer.

O argumento que VandenBerghe defende é de que um game não precisa ter final para divertir o jogador, e nisso eu concordo. Para ele jogos deveriam ser vistos como loops, de modo a prender o jogador. Entretanto sua crítica não é contra os finais em si (onde ele diz que são parte importante da jogabilidade, além de na minha opinião ser a recompensa merecida pelo esforço), mas jogos que focam na história e não terminá-los é visto como um pecado. VandenBerghe diz que games assim são mais próximos de um filme, e que não deveria ser esse o caminho a ser tomado.

Eu concordo com ele em partes: é certo que os games devem fazer de tudo para manter a atenção do jogador nas mecânicas, mas um enredo bem contado também faz parte da diversão. Sleeping Dogs é um bom exemplo: eu nunca fui fã de sandboxes como GTA, mas esse game me ganhou pelo enredo. Mesmo que não seja tão cinemático quanto a franquia Metal Gear, é um jogo com boas mecânicas e enredo que prende o jogador, e o final dele é justo, de acordo com tudo o que aconteceu.

Para divertir um game deve ter boas mecânicas e fator replay convincente, e mesmo que você o termine ele deve ser capaz de satisfazer sua vontade, mas uma boa história também é essencial.

Fonte: Gamasutra.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários