Meio Bit » Arquivo » Games » Jesse Schell volta a criticar os demos, dizendo que eles cortam as vendas dos games pela metade

Jesse Schell volta a criticar os demos, dizendo que eles cortam as vendas dos games pela metade

Jesse Schell novamente aponta o dedo na cara dos demos de jogos, dizendo que eles são os responsáveis por redução das vendas de games

11 anos atrás

gogoni-jesse-schell

Em um keynote durante a conferência Gamelab que está sendo realizada em Barcelona, o game designer, escritor, professor universitário e fundador da Schell Games Jesse Schell apresentou uma nova pesquisa que muito provavelmente não agradou as desenvolvedoras em geral: segundo dados levantados pela EEDAR, um instituto de pesquisa especializado no mercado de videogames, as vendas de um game no Xbox 360 estariam relacionadas diretamente à forma de divulgação escolhida pela desenvolvedora.

Em primeiro lugar, quem não divulga o game nem por demo ou por trailer está fadado ao fracasso: o game vende em torno de 100 mil cópias. Já aqueles que optam por divulgar através de um trailer vendem em torno de 500 mil cópias. Mas quem opta por divulgar através de um demo sofre com vendas menores. Segundo o instituto, o interesse cai pela metade e o game vende em torno de 250 mil cópias.

O único ponto que Shchell não esclarece é se os demos de fato são os responsáveis pela redução de vendas, pois aparentemente ele desconsiderou games AAA que vendem cântaros e que os divulgam dessa forma. Os games da série Call of Duty, por exemplo, tem seus demos lançados com meses de antecedência em relação ao game original, e até hoje não vi a Activision reclamando por perda de vendas.

No começo do ano ele já havia apontado os "riscos" de uma empresa investir num demo, e sinceramente acho que essa linha de pensamento dele é limitada e que seria bem vista apenas por desenvolvedores que ou tem preguiça de disponibilizar um demo, ou que não querem que os jogadores descubram que seus games não prestam até comprá-los, e aí será tarde demais.

Eu gosto de demos, eles são importantes para decidir onde investir meu dinheiro. A mentalidade de Schell em ser contra as demonstrações de jogos em prol de "criar expectativa" é ridícula e uma afronta aos jogadores, que caso as empresas adotassem sua visão seriam obrigados a comprar seus jogos no escuro, sem saber se estão pagando um preço de AAA por uma bomba.

Fonte: CVG.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários