Meio Bit » Arquivo » Internet » Fundador da Wikipedia vai Lançar Site de Buscas

Fundador da Wikipedia vai Lançar Site de Buscas

16 anos atrás

Há poucos dias falamos que vem aí a Wikipedia do Google. Parece que é um joguinho de provocações. Se é ou não, não sei, mas o fato é que em 7 de janeiro deverá ser lançado oficialmente o Wikia Search, que permitirá que "a comunidade" edite rankings de resultados. Atualmente o sistema está aberto a usuários participantes do "beta test".

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia e criador do Wikia Search, pretende desafiar o Google e outros "concorrentes" com uma nova abordagem. Segundo o IDG Now, "o projeto Wikia Search conta com tecnologias básicas para um buscador, como aplicação de busca, algoritmo e crawler para indexação de conteúdo. O projeto permitirá que entusiastas de tecnologia ajudem a filtrar sites e o ranking de resultados, usando um modelo de comunidade similar ao da Wikipedia". Continua o site: "a idéia é desafiar os buscadores já estabelecidos oferecendo um serviço de busca mais transparente para usuários finais, para que a posição dos resultados possa ser facilmente explicada".

Larry Page e Sergey Brin devem estar bem preocupados. Afinal, eles certamente já sabem que o Google está com os dias contados desde alguns dias atrás, e agora mais este duro golpe. Afinal todo mundo sabe que a Wikipedia é a coisa mais perfeita que já inventaram, a melhor fonte de pesquisa do mundo, e é livre do dinheiro sujo do sistema capitalista que só pensa em dinheiro.

Ah, perdão, leitores, estou fazendo julgamentos precipitados. O IDG Now termina a notícia dizendo que "o projeto de buscas é parte do projeto com fins lucrativos de Wales, chamado de Wikia, que oferece plataformas de software para a criação de wikis. De maneira similar, o Wikia Project permitirá que usuários criem seus próprios sistemas de busca".

Como diria o Cardoso: então tá então.

Via: IDG Now

relacionados


Comentários