Meio Bit » Arquivo » Software » Q - Virtualização OpenSource para Mac OSX?

Q - Virtualização OpenSource para Mac OSX?

16 anos atrás

Por mais que os Macs sejam maravilhosos, nem todos os programas rodam neles, às vezes precisamos de uma máquina Windows -melhor que rodar programa da Receita Federal em Java- e a virtualização é a melhor alternativa.

Programas como o VMWare são assustadoramente eficientes. O Windows roda, virtualizado, em velocidade quase nativa. Há uma opção onde as janelas do Windows são transformadas em janelas do OSX, e você passar a rodar aplicações dos dois sistemas lado-a-lado.

O problema é que isso tem um custo. O VMWare Fusion por exemplo custa quase US$80, mesmo preço do Parallels, seu concorrente direto. Nada contra pagar por software, mas se houver uma solução gratuita, melhor.

No caso do Windows temos o Microsoft Virtual PC, mas a Microsoft não faz uma versão para o Mac. Então, vamos procurar um equivalente "genérico". Na esperança de que a versão Open Source estaria no mesmo nível que o Open Office está para o MS Office, ou Firefox/Internet Explorer, instalei o programa. No caso, o Q.

Hum. O Parallels tem 88MB de instalador. O Q tem 9,5MB. Isso é muito bom ou muito ruim.

Ele é baseado no QEMU, o popular emulador/virtualizador de CPUs x86, mas usa APIs nativas do OSX, como Coreimage, Coreaudio e OpenGL, o que dá um bom ganho de performance. Mas não bom o bastante.

Testando, ele instalou o Windows XP corretamente, permite escolher vários "hardwares" diferentes, pareceu bom, mas a performance é sofrível. Com uma máquina virtual de 512MB ele ocupa quase 100% dos 1,2GB do meu Macbook, e joga a CPU lá pro alto, razão do aquecimento do post anterior.

Mesmo assim a velocidade é muito ruim. Ele roda como o Windows 2000 em um 386. Chega no limite da usabilidade. Em teoria eu deveria dar um desconto, afinal o programa ainda está em alfa, mas como a versão é a 0.9, sinceramente deveria estar mais rápido.
 
A parte de vídeo também é sofrível. Em tela cheia, fica ilegível. Curiosamente a resolução nativa do Macbook não está disponível no Q.

Infelizmente não dá pra recomendar, o Q com certeza não está pronto para o desktop.

PS: Sim, eu sou fã do trabalho do Dino1.

relacionados


Comentários