Meio Bit » Baú » Games » Artista acusa Naughty Dog de utilizar mapa sem autorização em The Last of Us

Artista acusa Naughty Dog de utilizar mapa sem autorização em The Last of Us

Pela segunda vez The Last of Us é acusado de copiar material alheio: depois da cara da Ellen Page a bola da vez é um mapa de um artista que foi utilizado sem autorização

26/06/2013 às 14:00

gogoni-mapa001

Sempre que alguma obra faz sucesso aparece alguém para tentar tirar uma casquinha, mas quando um game é acusado pela segunda vez de buscar referências em outros lugares que implicariam pagamento de direitos autorais ou poderiam resultar em processos, como fica a situação?

É o caso de The Last of Us, que mal a poeira baixou graças à incrível semelhança entre a protagonista Ellie e a atriz Ellen Page, agora Cameron Booth, um artista de Portland acusa a Naughty Dog de usar uma arte sua sem autorização no game, sem lhe consultar ou pagar os direitos de uso de imagem.

A arte em questão é um mapa do sistema metroviário de Boston, que aparece nitidamente na cena capturada na imagem que abre o post. De acordo com Booth, o mapa utilizado no game não é oficial mas um de autoria dele, anexado abaixo (clique para ampliar):

gogoni-mapa002

Em uma declaração já deletada, Booth chegou a dizer que considera inaceitável uma empresa se apropriar casualmente do trabalho de outra pessoa e incorporá-lo ao seu, sem sequer questionar. Ele chegou a ironizar o fato de que a indústria de videogames vive reclamando de pirataria, enquanto a empresa não quis pagar por utilizar um mapa oficial e recorreu à internet, como se todas as imagens lá hospedadas fossem de domínio público.

Antes que o fato tomasse uma proporção maior do que deveria, a Naughty Dog e Booth entraram em um acordo. O artista atualizou a postagem original, removendo todos os comentários virulentos que havia feito, e se limitou a dizer que ambas partes chegaram a um entendimento, onde ambos se desculparam: ele pela agressão verbal e a Naughty Dog por se apropriar de uma arte dele sem pagar.

Depois da Ellen Page ter expressado que não gostou de ver a semelhança entre ela e a protagonista Ellie, esse novo fato da empresa copiar a arte dos outros chega a ser engraçado. Apesar da lavação de roupa suja em público ter sido um tanto desnecessária, às vezes é preciso reclamar bem alto para se fazer ouvir. Esperamos que Booth receba a parte que lhe caiba, afinal o game está indo muito bem nas vendas.

relacionados


Comentários