Meio Bit » Arquivo » Indústria » Passado, Presente e Futuro nos Vídeos

Passado, Presente e Futuro nos Vídeos

16 anos atrás

Hoje assisti 2 vídeos muito interessantes, com os quais esbarrei por acaso enquanto fazia uma pesquisa no blog de meu amigo Robert.

Então resolvi compartilhar os 3 vídeos abaixo com vocês e fazer alguns comentários. Todo mundo está careca de saber que essa história de bola de cristal tem tudo para dar errado e as previsões serem exatamente o que não vai acontecer. Mas ainda assim os vídeos estão muito bem montados e, no mínimo, servem para fazer pensar bastante.

Este primeiro vídeo é sobre a Web 2.0. O que existe de muito bom no vídeo é a forma dinâmica como o vídeo consegue transmitir a idéia da evolução, do ponto em que estamos e o que podemos esperar em apenas 5 minutos. Achei sensasional.

 

Os dois vídeos seguintes são como se fossem uma retrospectiva, narrada de um ponto incerto no futuro. Tal restrospectiva inclui o passado, passa pelos dias atuais e vai ao futuro, lançando mão de tendencias atuais para tentar dizer para onde vamos. Todo mundo sabe que essas coisas não tem tendência a funcionar, mas as especulações ficaram tão interessantes que achei que vale a pena dar uma olhada.

Ambos se tornam previsões superficiais, no tocante ao fato de que ambos esquecem algo muito importante. O ponto de movimento da sociedade hoje é o trabalho. Se desejamos nos alimentar e adquirir bens na sociedade, precisamos trabalhar. Porém é fato que mais da metade de vocês se contorceu quando eu disse isso, exatamente pelo fato de que a sociedade do trabalho está chegando ao fim. Mas o que vai substitui-la ?

Temos pela frente duas grandes possibilidades : A sociedade da informação e a sociedade da tecnologia.

Enquanto que empresas como o google focam-se na sociedade da informação, onde a informação, a capacidade de encontra-la e entrega-la, de preferência ligada a marketing on-line, serão o poder central da sociedade, empresas como a Microsoft tem seu foco na sociedade da tecnologia, onde a criação tecnológica será o poder central da sociedade.

Como nem uma nem outra sabe quem está correto, tanto o google tenta invadir a área de predominância da Microsoft como a Microsoft tenta invadir a área de predominância do google, um aparente receio de ficar de fora caso a tendência social caia para um lado ou outro.

Os vídeos abaixo cometem, o que eu acho o equivoco, de ignorar a sociedade da tecnologia e se basear apenas na sociedade da informação. É um grande equivoco, já que a base de sustentação da sociedade da informação é a sociedade da tecnologia e em minha opinião as duas viverão lado a lado por inúmeros anos, ou seja, enquanto google domina o mercado de fornecimento de informações públicas e ganha dinheiro com publicidade, a Microsoft fornece os softwares de infraestrutura necessários para as empresas que vão pagar ao google por essa publicidade e aos funcionários para consumir esses produtos.

Mensagem para FanBoy : Onde está Google e Microsoft troque por qualquer outra empresa da qual você seja fã e que hoje cumpre o mesmo papel social.

Pelo menos dois pontos são muito discutíveis nos vídeos abaixo : Copyright e a privacidade.

O Copyright dificilmente vai cair tão fácil como os vídeos citam (e o 2o vídeo ainda é bem cuidadoso ao mostrar até onde iria a crise do copyright e a volta por cima da mídia tradicional), pois o copyright é a base que permite que tecnologia substitua trabalho como mola mestra da sociedade. É claro que o copyright sofrerá inúmeras transformações, mas se viesse a desaparecer por completo, como a tecnologia poderia mover o mundo, se tudo é de graça ?

Especialmente o primeiro vídeo trata a privacidade muito levianamente. A impressão que tenho é que se o nome de empresa no vídeo fosse Microsoft, o vídeo iria gerar uma revolta capaz de criar a 3a guerra mundial. Mas como o nome da empresa é Google, tá tudo lindo e maravilho.

A questão da sociedade da informação é outro ponto crítico. Um dos vídeos prevê um cenário que mais parece Matrix, permitindo os humanos viverem em second life com quantos avatares desejarem.

Mesmo que fique muito longe disso (e o second life vai muito mal das pernas), o que acontece em caso de um desastre como 11 de setembro, Duro de Matar 4 ou O dia Depois de Amanhã, coloque em risco ou destrua mesmo os servidores onde estão as informações críticas de cada pessoa ?

Tudo isso que falei, porém, apenas mostra o potencial dos vídeos para abrir debates. Eis abaixo os vídeos, um bom assunto para matutar durante todo o feriado.

 

 

relacionados


Comentários