Meio Bit » Arquivo » Internet » Vem aí a Wikipedia do Google

Vem aí a Wikipedia do Google

16 anos atrás

Todo mundo mais ou menos bem informado está careca de saber das polêmicas envolvendo a Wikipedia, o contraponto desagradável e inevitável entre a liberdade para qualquer um editar artigos e a conseqüente perda de credibilidade que esta abertura toda implica.

Contudo, o formato Wiki é muito poderoso, sendo amplamente utilizado em todo tipo de site colaborativo. E a gurizada de Mountain View, que não dorme no ponto, está preparando um novo serviço, por ora chamado de Knol, uma ferramenta gratuita cujo nome representaria uma unidade de conhecimento. Um "knol" seria a primeira coisa que uma pessoa quereria saber ao pesquisar pela primeira vez sobre um determinado assunto.

Contudo, diferentemente da Wikipedia o Google Knol não vai aceitar artigos escritos por qualquer um: eles querem textos produzidos por especialistas, autoridades em suas áreas. Não há informações, entretanto, de como será feita a checagem da identidade dos autores; como, por exemplo, eles saberão que alguém que diz ser um cientista ou professor realmente o é? Vai ter gente revisando os textos? Se vai ter revisores especialistas em todas as áreas de conhecimento humano, então essa gente poderia produzir o conteúdo ao invés de revisar.

Segundo um engenheiro da empresa, "uma vez que os testes estejam completos a participação no Knol será completamente aberta, e não se espera que todas as contribuições sejam de alta qualidade; o real trabalho será classificar os knols adequadamente quando eles aparecerem nos resultados das buscas".

Para quem gosta de ganhar dinheiro na Internet, a boa notícia é que o Google Knol fornecerá as ferramentas de edição, hospedará o conteúdo final, e permitirá que o autor ganhe algum com ele (e a suspeita óbvia é a dobradinha AdWords/:AdSense, naturalmente).

Uma das coisas que mais me agradam no jeito Google de conduzir os negócios é justamente a abertura que a empresa tem para novos e diferentes empreendimentos. Não são poucos os serviços que a empresa já descontinuou, mas também não são poucos os que se incorporaram no dia a dia das pessoas. Estou curioso para ver em qual extremo o Knol vai ficar.

Para saber mais:
Google Knol, an Encyclopedia Written by Experts
Encouraging people to contribute knowledge

---
Aos 35 anos, trabalhando com informática desde os 15, Janio Sarmento é problogger, CEO da PortoFacil.net, e nas horas vagas consultor e analista de sistemas. Gaúcho, torce pelo Internacional, mas chega a passar dois anos sem ver um jogo de futebol.

relacionados


Comentários