Meio Bit » Arquivo » Internet » WhatsApp chega a 27 bilhões de mensagens trocadas em 24 horas, mas SMS está vivo e bem

WhatsApp chega a 27 bilhões de mensagens trocadas em 24 horas, mas SMS está vivo e bem

WhatsApp atinge a marca impressionante de 27 bilhões de mensagens transmitidas em um só dia

11 anos atrás

WhatsApp

Por mais que a concorrência tente e se esforce, o WhatsApp é um sucesso retumbante. Dono de marcas impressionantes no ramo de mensagens instantâneas, ele é uma ameaça considerável ao SMS, que está sofrendo redução graças a ele e seus parceiros de crime (em tentar enterrar o serviço).

O volume de mensagens enviadas é colossal, e agora a empresa anuncia novo recorde: em apenas um dia foi registrado um fluxo de 27 bilhões de mensagens enviadas.

Segundo a empresa, o fluxo medido chegou a 10 milhões de mensagens recebidas e 17 bilhões enviadas, além de deter um número invejável de 200 milhões de usuários cadastrados. A título de comparação, o BBM (mensageiro da BlackBerry) conseguiu enviar cerca de 10 bilhões de mensagens em um dia para seus 60 milhões de usuários.

É uma marca invejável sem dúvida, que reforça que o SMS está com os dias contados, certo?

Errado. WhatsApp, Viber, Skype, Twitter e similares são concorrentes, não substitutos. A ascensão de um serviço não necessariamente significa a morte de outro. Desde 1900 e guaraná de rolha as pessoas tentam decretar o fim do rádio, da TV, do e-mail, do Rock, da Apple, da Microsoft... pombas, tentam prever o fim do mundo toda semana!

A verdade é que precisamos olhar um pouco mais para baixo: nem todo mundo possui planos de dados 3G ou smartphones, e esses usuários, os donos de celulares mais simples, rendem oceanos de dinheiro para as operadoras, e elas não estão preocupadas em se atualizar, com razão. Dada a presente situação eu também não estaria caso fosse executivo de uma Tim da vida.

Qual é mágica que faz as operadoras lucrarem tanto então? Três fatores: conexão, praticidade e falta de informação. O primeiro é auto-explicativo, quem tem Tim sabe. Já sobre o segundo, um dono de celular básico quer mandar suas mensagens e receber de volta, não importa muito o custo envolvido. Pacotes de R$ 0,50 por dia com mensagens ilimitadas é muito atraente para essas pessoas, fora os programas de vantagens para mensagens entre pessoas de operadoras iguais. Já a terceira razão, o cliente não tem noção de que o serviço custa quase nada para a operadora e, mesmo que a seus olhos ele não está pagando muito, ele é um de muitos com a mesma mentalidade. E como diz o ditado, de grão em grão... Até 2018 as operadoras vão lucrar até US$ 1 trilhão com SMS. Preocupadas? I don't think so.

Claro, isso não diminui o mérito do WhatsApp nem que o cenário está mudando, com mais pessoas abandonando o SMS em prol de mensagens via internet. Mas enquanto houverem feature phones o serviço não vai sumir, isso é fato.

Fonte: BGR.

relacionados


Comentários