Meio Bit » Arquivo » Hardware » Quad Core: Está na hora fazer o upgrade?

Quad Core: Está na hora fazer o upgrade?

16 anos atrás

Depende.

Se você quer comprar um processador com quatro núcleos para aumentar a performance em games, melhor aguardar mais 1 ano, talvez 2 anos. Programar engines de jogos para 4 processadores não é uma tarefa trivial e as empresas precisam de tempo para adaptar o software. A Intel, AMD, IBM, ARM podem criar processadores com 1000 núcleos, mas eles só irão trazer algum benefício se o software for escrito para fazer uso dos recursos.

O potencial do hardware é apenas isso, potencial, até que o software seja corretamente escrito e compilado para fazer uso dele. Por exemplo, as chamadas de processamento de física podem ficar com 2 núcleos enquanto todo o resto permanece com outros 2 núcleos.

Single Core: Internet, playback de vídeo, som, edição de texto, planilhas, apresentações, imagens, criação de álbuns. Esses processadores ainda são bastante velozes para autoria de Flash, edição de vídeos simples e som. Programação de aplicativos para desktop e para web também. Se a placa de vídeo for razoável, praticamente qualquer jogo lançado até 2006 irá rodar bem.

Dual Core: O mais indicado para gamers, já que praticamente todos os jogos lançados de 2006 já trazem suporte aos dois núcleos. Edição de vídeo e som mais complexos e compressão dos mesmos também se beneficiam. Para criação de aplicativos, a ferramenta precisa ter suporte. A performance será notada principalmente em tarefas de compilação e quando muitos serviços forem ligados ao mesmo tempo. É o mínimo para modelagem e animação CAD/3D hoje em dia.

Quad Core: Animação e modelagem CAD/3D, edição e compressão de vídeo. Se a máquina roda muitos serviços ao mesmo tempo, como servidor de banco de dados, arquivos, ftp, smtp e web, aplicativos de desenvolvimento e auxiliares, todos ao mesmo tempo e em alta demanda, o tempo todo.

Fonte: Tomshardware

relacionados


Comentários