Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Sony diz: Produtoras decidirão sobre os jogos usados

Sony diz: Produtoras decidirão sobre os jogos usados

Após gritar para todos ouvirem que o PlayStation 4 terá suporte a jogos usados, Sony revela que decisão sobre utiização de DRM ficará a cargo das editoras.

11 anos atrás

ps4-used-games_12.06.13

Nos últimos dias temos visto várias pessoas atacarem a Microsoft com todas as forças devido a política de usados que ela adotará no Xbox One e a conferência da Sony na E3 só ajudou a reforçar essa opinião, já que a promessa era de que o seu próximo console não dificultará o comércio de usados. Mas será que estamos realmente diante de uma luta do bem contra o mal?

Pois essa pergunta começou a ser respondida ontem, quando Jack Tretton, presidente da SCEA, resolveu lavar as mãos e jogou sobre as editoras a responsabilidade de decidirem se os jogos da próxima geração terão algum tipo de trava que impeça sua comercialização após terem sido usados.

A decisão sobre o DRM deverá ser feita pelas empresas terceirizadas, não é algo que controlaremos, ditaremos, mandaremos ou implementaremos. Haverá o free-to-play, haverá modelos de negócios com muito potencial por aí e novamente, caberá a eles se relacionarem com o consumidor, o que pensam que os colocarão em melhor posição. Nós não ditaremos isso, apenas lhe daremos uma plataforma para publicar seus jogos.

A declaração serve para percebermos que não existe bondade nos negócios, tanto Microsoft quanto Sony estão apenas tentando ganhar dinheiro e conquistar seus consumidores da maneira que acham correta e se você puder deixar nas mãos dos outros a responsabilidade sobre algo que pode arranhar sua imagem, porque não fazer?

Na minha opinião a postura da Sony foi a melhor e no fim das contas o que eles estão fazendo é algo que já vimos na atual geração. Algo que as empresas batizaram de Online Pass e que felizmente algumas já começaram a abandonar, como é o caso da EA e da própria Sony, que através de Dan Race, diretor sênior de comunicação da empresa, afirmou que os jogos publicados por eles para o PlayStation 4 não adotaram essa espécie de DRM.

Em relação a Microsoft, penso que eles terão ainda alguns meses para repensar algumas decisões, mesmo admitindo que me surpreenderei caso voltem atrás em algumas escolhas, mas o fato é que enquanto muitos estão olhando para o comércio de jogos usados e tentando fazer da Sony a salvadora da humanidade, esquecem que um simples detalhes deverá eliminar toda essa discussão: A forte utilização da distribuição digital.

[via VG247]

relacionados


Comentários