Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Jonathan Blow já reclama da quantidade de memória da próxima geração

Jonathan Blow já reclama da quantidade de memória da próxima geração

Criador do The Witness diz que seu jogo já usa 5 GB da RAM do PlayStation 4 e questiona porque os novos consoles não terão mais memória.

11 anos atrás

the-witness_11.06.13

Desde que o PlayStation 4 foi anunciado, lá no final de fevereiro, vários desenvolvedores tem elogiado não apenas a quantidade de memória que a próxima geração terá, mas também o tipo que será utilizada no console da Sony.

Embora não seja nada fora do comum para PCs, os 8 GB são muito mais do que vemos no PlayStation 3 e Xbox 360, o que permitiria aos desenvolvedores trabalhar com mais folga, mas depois de dizer até que o seu The Witness rodará melhor no PS4 do que na maioria dos PCs, Jonathan Blow falou no Twitter sobre como o jogo está se comportando no PS4 e fez uma revelação que pode servir para colocar os futuros videogames em cheque antes mesmo deles serem lançados.

Para quem perguntou: 8 GB parece muito se você está costumado a consoles com 512 MB, mas isso não é muito para, digamos, um PC moderno. O The Witness está usando mais de 5 GB neste exato momento e foi feito por um pequeno estúdio. Texturas + iluminação + áudio = muitos bytes.

É incrível o quão barata são as memórias DDR3 hoje em dia, mesmo no varejo. A memória no Xbox One será super-barata de ser produzida em massa, o que me faz questionar o porque dele ter apenas 8 GB…

Blow então foi questionado por um seguidor se para consumir tanta memória o jogo não teria deixado de ser otimizado e ele respondeu que não se trata de falta de otimização, mas da dificuldade em reproduzir arquivos em alta definição, sendo mais inteligente evitar isso, o que para mim, do alto da minha ignorância, pode ser interpretado como “ele não está otimizado”.

Como venho dizendo por aqui há bastante tempo, do ponto de vista dos desenvolvedoras, ainda mais os parceiros das fabricantes, qualquer console é muito bom, até que ele seja lançado e este pode ser apenas um caso isolado de um pequeno estúdio que num primeiro momento não está muito interessado em encontrar os “atalhos” que todo console possui, mas seja como for, a sombra está lançada sobre até quando essa quantidade de memória será suficiente.

[via VG247]

relacionados


Comentários