Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Se cuida, Google Glass, vem aí uma lente de contato inteligente!

Se cuida, Google Glass, vem aí uma lente de contato inteligente!

Pesquisadores da Coréia do Sul aplicaram um diodo transparente emissor de luz dentro de uma lente de contato, provando o conceito de que seria possível colocar uma tela colorida sobre ela. Será que teremos um dia lentes de contato capazes de tirar fotos e scannear imagens? Se cuida, Google Glass!

11 anos atrás

lente contato diodo

O Google Glass é bem interessante, mas se comparado a uma lente de contato inteligente ele tão avançado quanto um mouse ao lado de uma tela sensível ao toque. É claro que ainda estamos bem longe de uma lente de contato inteligente funcional, mas este acessório digno de ficção científica poderá realmente ser produzido um dia, e o primeiro passo para isto foi dado por um grupo de pesquisadores que conseguiu aplicar um diodo transparente emissor de luz dentro de uma lente de contato.

Apesar de ter apenas um pixel, a lente usa elétrodos transparentes que continuam conduzindo eletricidade de forma estável mesmo em grandes deformações ou alongamentos, provando o conceito de que seria possível uma tela colorida transparente aplicada diretamente sobre ela. Os testes foram politicamente incorretos como nos velhos tempos, e as lentes de contato com o pixel foram colocadas em coelhos, animais que tem olhos semelhantes aos humanos. Como eles felizmente não tiveram efeitos colaterais ou irritações mesmo depois de usar a lente por mais de 5 horas, o experimento feito foi considerado um sucesso.

Lente aplicada no coelhoCom uma visibilidade de 94% e alta flexibilidade de dobra e alongamento, a tecnologia pode ser usada para eventualmente criar lentes de contato capazes de tirar fotos e scannear imagens como o Google Glass, ou pelo menos é o que garantem os pesquisadores do laboratório do Instituto Nacional Ulsan de Ciência e Tecnologia na Coréia do Sul.

O estudo que descreve as propriedades elétricas, ópticas e mecânicas de nanoestruturas híbridas baseadas em grafeno bidimensional e redes de nanofios de metal, e seu uso como elétrodos transparentes e alongáveis está disponível para consulta no Nano Letters.

Via io9.

relacionados


Comentários