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Microsoft vai fugir da imprensa durante a E3 2013 [UPDATE]

Após um festival de informações desencontradas, Microsoft cancela pós-conferência da E3 e entrevistas individuais de executivos

07/06/2013 às 7:00

XBox One

A Microsoft teve uma relação desastrosa com a imprensa desde o anúncio do XBox One. Uma hora os games usados terão taxa, outra hora não terão. O Kinect ficará o tempo todo ligado, o Kinect pode ser desligado. Teve de tudo, até funcionários desmentido o vice-presidente corporativo Phil Harrison.

Esperava-se que a Microsoft fosse responder todas as dúvidas durante a E3, preferencialmente na tradicional pós-conferência, que é uma mesa redonda entre executivos e repórteres. Mas pelo visto a empresa resolveu se blindar de todas as formas possíveis para evitar novos mal entendidos.

De acordo com o repórter do Sun Media Steve Tilley, a Microsoft cancelou a pós-conferência alegando uma "mudança na agenda" de seus executivos. Como se não bastasse, ela também cancelou todas as entrevistas individuais com executivos. A empresa simplesmente amordaçou todo mundo.

Tais decisões fazem sentido depois da confusão generalizada que ela mesma gerou, mas a empresa dá a impressão de que está fugindo da mídia para evitar soltar alguma besteira ou, na pior das hipóteses, evitar que alguém revele outra característica negativa do XBox One.

Mas para não deixar todo mundo no vácuo, a Microsoft divulgou um Q&A ontem, revelando algumas das características do console, que são:

  • os games do console estarão disponíveis tanto na forma física quanto na digital no dia do lançamento: você escolhe como quer gastar seu dinheiro. Sim, é o mesmo método que a Sony emprega no PS Vita. Entretanto todos os games físicos devem ser instalados;
  • acesso a toda a sua biblioteca de jogos em qualquer XBox One: a Microsoft manterá uma cópia de seus games na nuvem. Basta logar em qualquer console e você poderá jogar seus games;
  • sua família terá acesso simplificado a seus games;
  • compartilhe seus games em qualquer lugar: até dez pessoas poderão logar na XBox Live e ter acesso a seus games compartilhados, em qualquer lugar;
  • venda de usados: você poderá vender seus discos físicos usados em lojas credenciadas pela Microsoft, sem taxa envolvida;
  • doação/troca de games: você poderá doar seus games físicos para um amigo também sem taxa envolvida. As únicas restrições são que o amigo esteva na sua lista de contatos por pelo menos 30 dias e cada jogo só pode ser trocado uma vez.

Ainda que não responda tudo, a Microsoft pelo menos não deixou todo mundo no escuro. Resta saber se a conferência responderá as dúvidas restantes, principalmente sobre a verificação online a cada 24 horas.

UPDATE: como bem lembrado nos comentários a Microsoft também postou dois outros textos, explicando sobre conexão e os features do Kinect:

Conectividade

  • o XBox One foi projetado de forma que mesmo que não precise ficar conectado o tempo todo, ele só usará todo seu potencial se a rede estiver disponível. Dessa forma o console verificará o tempo todo se há updates disponíveis dos games e aplicativos, de modo que o usuário não precise espera o jogo atualizar antes de uma partida;
  • o console exige uma conexão a cada 24 horas para verificação, durante esse tempo você poderá jogar offline (ou por uma hora caso esteja no console de um amigo), mas após o przo o sistema não rodará os jogos até uma nova conexão. Entretanto o usuário ainda poderá usar o console para assistir TV ou filmes via DVD ou Blu-ray;
  • dito isso a Microsoft recomenda uma conexão de no mínimo 1,5 Mb/s; caso não haja conexão banda larga disponível pode-se usar conexão mobile.

Kinect e Privacidade

  • o Kinect é personalizável; você decidirá o que ele irá ouvir e ver e definir quando o sensor estará ligado, desligado ou em pausa. Ele permanecerá em modo standby e responderá apenas ao comando "XBox On" para ligar o console, mas essa função também pode ser desativada;
  • o Kinect não gravará o conteúdo de uma conversa enquanto ligado;
  • alguns games que fazem uso do Kinect poderão usar dados como fotos, vídeos, expressões e frequência cardíaca, mas novamente nada disso será acessado sem permissão do usuário;
  • além disso todas as funções do Kinect no que diz respeito a navegação por menus podem ser executadas via controle.

Fonte: XBox e GameRanx, aqui e aqui.

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