Meio Bit » Baú » Games » Estúdio europeu cria game baseado em música do Joy Division

Estúdio europeu cria game baseado em música do Joy Division

Pequeno estúdio maltês cria web game baseado na letra de "Love Will Tear Us Apart", clássico maior da banda Joy Division

04/06/2013 às 10:45

Left to right: Peter Hook, Ian Curtis, Stephen Morris and Bernard Sumner

O Joy Division foi a primeira e a banda mais importante do cenário pós-punk do fim dos anos 70. Mesmo que você ache o som deles cru, barulhento, mal tocado ou mal cantado, sua influência na década seguinte é inegável, não somente por ter originado o New Order: de U2 a The Cure, passando por Moby, Nirvana e Interpol, quase todos foram influenciados pelas letras soturnas e sem esperança cantadas pelo atormentado Ian Curtis.

No Brasil seu mais devotado discípulo foi ninguém menos que Renato Russo, que inclusive copiou a dança epiléptica de Curtis (e a música da Legião Urbana "Ainda é Cedo" foi inspirada em "A Means to An End").

Porém um pequeno estúdio conseguiu uma façanha inesperada: captar a atmosfera depressiva de sua mais conhecida canção e transformá-la num game independente.

O estúdio Mighty Box sediado na ilha de Malta possuía um projeto para transformar um poema ou uma música em um game. A escolhida foi o clássico "Love Will Tear Us Apart", onde cada verso foi transformado num estágio do jogo, sendo um game com tema de um relacionamento indo pelo ralo. O resultado é Will Love Tear Us Apart?, um adventure de browser com pegada e jogabilidade estilo anos 90, com uma direção artística bem dark.

O game possui várias mecânicas que tenta chegar bem perto da mensagem que a música passa. A primeira fase é um card game onde você deve derrotar o parceiro, a segunda é um labirinto onde você deve guiar ambos ao mesmo tempo e tentar não perder o controle. Não avancei muito mais, mas quem jogar pode encontrar nele um prazer até então desconhecido, pois eu achei o game bem legal.

Quem quiser conferir é só seguir este link e jogar no site (requer instalação do Unity Player). Quem deseja saber mais sobre o Joy Division recomendo além de ouvir toda a discografia assistir ao excelente filme Control de Anton Corbijn, baseado na conturbada e curta vida de Ian Curtis.

E para não perder a oportunidade:

Fonte: Polygon.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários