Meio Bit » Arquivo » Internet » Wiki Wonka

Wiki Wonka

16 anos atrás

Three-Wise-Monkeys_28112007.jpegSeguindo o fio narrativo que Fabiane começou há uns dias atrás, acabei de saber que a Wikipedia foi banida numa escola na Pensilvânia em função da falta de precisão das informações ali contidas. Os laboratórios de informática, os acessos, enfim, tudo bloqueado. Com direito a adesivo na porta "Just Say No to Wikipedia".

Sendo absolutamente imparcial, não sei se foi uma decisão errada em sua essência. Primeiro porque foi o bloqueio está restrito ao ambiente escolar e segundo - talvez mais importante-, porque a análise fria de uma proibição, às vezes, não demonstra suas verdadeiras razões. Explico-me.

Cansei de revisar trabalho de filho que era um copy&paste absolutamente sem sentido sobre assuntos desconexos e visões de mundo totalmente fora do objetivo da questão. Fiz isso uma, duas, três vezes.

Hoje, mais ou menos dois anos depois do processo começar, posso afirmar que o nível do trabalho melhorou e o garotão já entendeu que deve pesquisar em quatro ou cinco fontes antes, se possível até imprimir uns rascunhos...analisar, cortar...para daí escrever uma primeira versão. E só depois disso começar a dar uma forma para sua pesquisa, seja ela uma apresentação para os colegas, uma mini-monografia para passar em história da arte.

Fica claro que o caso do banimento refere-se a este tipo de comportamento. Até porque...sim...a Wikipedia é útil como um primeiro passo mas por ser um ambiente aberto tem lá suas incongruências sim, senhor.

Será que os mesmos alunos que viram o seu acesso fácil a trabalho pronto ser bloqueado não poderiam criar uma Wiki só com dúvidas sobre seus conteúdos programáticos? Ou os professores, por sua vez, não poderiam criar (ou encomendar...estamos aí!) uma Wiki só com referências bibliográficas ou até fontes diretas mesmo, para posterior análise e "remixagem" sob o foco da opinião, formação e background cultural de cada aluno?

A Wiki é maior que a Wikipedia, não podemos esquecer disso.

Fonte: Ars Technica

relacionados


Comentários