Meio Bit » Arquivo » Mobile » Screw you, xiitas, Firefox portado para Windows Mobile

Screw you, xiitas, Firefox portado para Windows Mobile

16 anos atrás

O título pode parecer familiar, mas é um processo que se repete; um programa consagrado em um nicho busca expandir seu share, lançando versões para os sistemas operacionais mais populares.

O Firefox, a rigor, já existia na plataforma Windows Mobile, com o Mínimo, um port "não-oficial" e mais buguento que, bem, versão 1.0 de qualquer coisa da Microsoft. Mas o desenvolvimento era quase inexistente, e embora eu tenha conseguido usar normalmente, muita gente reportou casos de travamento em que só recuperaram o PDA depois de zerar a memória completamente.

Agora, com o Firefox descobrindo o mercado de dispositivos móveis, teremos uma versão oficial, suportada, com dinheiro em cima, como todo projeto open source bem-sucedido.

Christian Sejersen, que está coordenando o projeto, revelou em seu blog que as plataformas-alvo são Linux (no caso dos tablets N800 e N810 da Nokia) e Windows Mobile 6.

Estranhei MUITO a ausência do Symbian, pois em termos de mercado faria muito mais sentido disponbilizar um Mobile Firefox gratuito e decente para a plataforma, do que deixar o Opera Mini fortalecer ainda mais seu monopólio. Talvez seja uma decisão estratégica, focando no N810, brinquedo preferido dos geeks pinguinzísticos com grana, e nos Windows Mobile, preferidos dos empresários, geeks genéricos e usuários pesados em geral.

O ganho, como sempre, é de todos, exceto dos xiitas do título, que JAMAIS fariam algo para beneficiar o Rwindows da Micro$oft, preferindo viver em seus guetos, ao invés de botar seu programa na rua.

Via Brighthand

relacionados


Comentários