Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Steve Jobs vai ganhar mais que o Stallman

Steve Jobs vai ganhar mais que o Stallman

19/11/2007 às 19:14

Peça um pizza e um chopps (se estiver em São Paulo). Olhe para ela. Parabéns, você acaba de gastar mais dinheiro que Steve Jobs recebeu de salário nos últimos 10 anos, e o Stallman nos últimos 5, provavelmente.

Esse é o estranho mundo dos CEOs, onde o sujeito recebe em ações da empresa, ou no caso do Jobs já as possúi, então assume o posto para reverter uma situação periclitante onde ele (e todos os outros acionistas) estão vendo sua fortuna ir por água abaixo.

Steve Jobs recebe um salário anual de US$1,00 desde 1996, e agora a situação da Apple já está tão boa (chegou a valer mais que a IBM em bolsa - roam-se, bluetards) que ele pode (e deve) pedir um qualquer. Os mimos que recebe do quadro de diretores da Apple não estão sendo suficientes. Convenhamos, depois que a gente ganha um jato particular Gulfstream, é difícil pensar no próximo presente.

Com uma fortuna avaliada em US$5,7 bilhões, Jobs pode parar na hora que quiser, e dificilmente uma oferta de salário vai ser tentadora, acredito que isso funcione mais no campo do simbólico. Mesmo assim o MeioBit está pronto a oferecer o DOBRO do salário atual, se Jobs vier trabalhar conosco.

Nos EUA recompensar e atrair funcionários com ações e benefícios é relativamente comum, principalmente na área de tecnologia. Na Microsoft há inclusive festas quando um funcionário completa 5 anos de casa e as ações passam a "valer". Aqui no Brasil, infelizmente, isso é muito raro. No máximo temos uma legislação paternalista forçando uma tal de "divisão de lucros", onde a empresa divide os lucros mas não pode sequer sonhar em compartilhar os prejuízos.

Se os funcionários tivessem participação em AMBOS - lucros e prejuízos - com certeza haveria muito mais incentivo em produzir mais e melhor do que aquele discurso apelativo de que você tem que "vestir a camisa da empresa".

Fonte: Wired

relacionados


Comentários