Meio Bit » Arquivo » Hardware » Primeiro computador quântico comercial

Primeiro computador quântico comercial

16 anos atrás

A D-Wave Systems demonstrou, em uma feira de supercomputação sua tecnologia, com um equipamento de 28 qubits, ou Quantum Bits.

Enquanto os equipamentos digitais normais trabalham com valores absolutos e lógica binária, os computadores quânticos usam os efeitos da Mecânica Quântica para realizar seus cálculos, o que gera processamento não-linear, simultâneo e exponencial.

A perspectiva é que processadores quânticos tornem obsoletos tudo que temos hoje, e a velocidade com que os primeiros equipamentos estão surgindo demonstram um real interesse da indústria E uma real possibilidade de isso acontecer logo, e mesmo os mais primitivos computadores quânticos superam supercomputadores tradicionais em capacidade de processamento.

O modelo de 28 qubits exibido será superado por um de 512 qubits no segundo trimestre de 2008 e um de 1024qubits no final do mesmo ano. O modelo, "Orion", será disponibilizado online, para aplicações que envolvam reconhecimento de padrão, análises de Monte Carlo e outras aplicações que envolvam força bruta. Sim, o pessoal da área de criptografia está tendo orgasmos pensando no uso de computadores quânticos na decriptação de mensagens, e pesadelos pensando na critptografia quântica, que inviabilizaria todo o processo.

Nos primórdios da Informática ensinavam nos cursinhos sobre os computadores digitais E analógicos, mas sendo realista, eu NUNCA vi um computador analógico. Muito provavelmente o pessoal que está nascendo agora só vai lembrar dos primitivos computadores digitais como brinquedos que usavam até a fase da alfabetização.

Por mim, excelente. A idéia de renderizar vídeos no iMovie em tempo real, jogos com qualidade de cinema e simulações científicas ultra-precisas (imagine os tiros de canhão no BF1942, como ficariam precisos) é maravilhosa.

Ah sim, também será útil para simular síntese de proteínas e pesquisas relacionadas com câncer, acho.

Fonte: Gizmag

relacionados


Comentários