Meio Bit » Arquivo » Games » PlayClaw, um excelente programa para captura de vídeos

PlayClaw, um excelente programa para captura de vídeos

Conheça o PlayClaw, um programa para captura de vídeos que não compromete o desempenho do PC em jogo.

11 anos atrás

Basta realizarmos uma rápida procura no Youtube para percebermos que uma das mais fortes tendências entre os jogadores tem sido gravar trechos dos games que eles estão jogando para compartilhar essa experiência com outras pessoas e com a chegada dos consoles da próxima geração no final do ano, tudo indica que isso se tornará ainda mais popular, pois tanto o PlayStation 4 quanto o XBox One contarão com tal função.

Há algum tempo eu vinha procurando um programa para o PC que fosse capaz de capturar as imagens do jogo e não sacrificasse o desempenho, algo que parecia um tanto utópico e depois de não obter bons resultados com o famoso FRAPS, acabei desistindo da ideia.

Então, enquanto olhava uma lista de jogos e softwares aprovados no Steam Greenlight há algumas semanas, me chamou atenção um programa chamado PlayClaw, que prometia revolucionar a maneira como os vídeos são capturados no PC, já que aproveitava os múltiplos núcleos do processador e garantindo que isso eliminava os engasgos ou queda de frames durante as partidas e resolvi lhe dar uma chance, mesmo achando que tudo não passava de uma boa propaganda.

Ao abrir o PlayClaw confesso ter estranhado um pouco sua interface, na minha opinião um tanto rudimentar, mas gostei de ver que ele nos permite alterar diversas configurações, como a qualidade do vídeo que será gravado, qual tecla ficará responsável por iniciar e parar a gravação, quantos frames deverá ter o vídeo ou sua resolução.

Também me chamou a atenção a opção de configurarmos o overlay do programa, que basicamente são informações mostradas na tela enquanto estivermos jogando, mas que não aparecem no vídeo gravado. Ali temos, por exemplo, o número de quadros por segundo, a temperatura do processador ou da placa de vídeo e caberá ao usuário escolher onde e se esses dados serão mostrados, permitindo assim não escondermos as informações do jogo.

Outra função que pode ser muito útil é a possibilidade de escolhermos uma tecla para gravar os últimos segundos, assim, quando você estiver jogando e algo interessante acontecer, basta apertar aquele botão e o programa criará um vídeo automaticamente com o tempo que foi escolhido anteriormente.

Bom, com o programa instalado e as devidas configurações feitas, resolvi ver como ele se comportava no Battlefield Bad Company 2 e para minha total surpresa, durante todo o momento em que ele esteve gravando não consegui notar nenhuma queda significativa na taxa de atualização de quadros e o resultado você pode conferir abaixo.

http://youtu.be/Yr0G6sKMLog

Aqui vale mencionar duas coisas. Primeiro que se você não tem experiência nesta área, é bom reservar um bom espaço no HD. Só para gravar os 14 minutos do vídeo acima foi gerado um arquivo com mais de 6 GB e aqui vai outra dica: após a gravação concluída, utilize um programa para reduzir o seu tamanho e graças a uma dica do Cardoso, cheguei ao Freemake Video Converter, que praticamente não comprometeu a qualidade e reduziu drasticamente o tamanho.

Seguindo com os testes, quis ver como o PlayClaw se comportaria com uma transmissão ao vivo e dessa vez o resultado não foi muito bom. O problema começou ao ver que ele não possui suporte a sites como o Twitch.tv, porém, há uma maneira de fazer o streaming, que basicamente consiste em configurar o aplicativo para jogar o vídeo capturado numa web cam virtual e de lá transmitir para a web.

No entanto, embora o processo funcione, não sei se foi por causa de uma configuração equivocada ou devido ao Adobe Flash Media Live Encoder, responsável por fazer a ponte com o Twitch, mas como pode ser visto aqui, a qualidade da imagem ficou péssima, embora no jogo estivesse todo normal.

Voltei então para a gravação normal, onde testei jogos como o o Need for Speed: The Run e o Sniper Elite: Nazi Zombie, este último por ter se mostrado normalmente mais pesado do que o normal e exceto por uma queda de frame aqui ou ali, o PlayClaw se mostrou um software fantástico, servindo perfeitamente para seu propósito e não comprometendo os jogos em si.

http://youtu.be/k2Dn8PIaq5U

De acordo com os criadores do PlayClaw, não há ainda previsão para ele começar a ser vendido no Steam, já que eles estão trabalhando com kit de desenvolvimento do serviço de distribuição da Valve e cuidando de toda a parte burocrática. Além disso, a nova versão do programa está para ser lançada e espero que com ela venham algumas melhorias na interface ou mesmo suporte nativo a streaming. Ainda assim, se você estava procurando um programa para gravar a sua jogatina, recomendo fortemente este aqui.

relacionados


Comentários