Ronaldo Gogoni 22/05/2013 às 11:07
Pesquisadores do Fraunhofer Institute for Applied Solid State Physics conseguiram estabelecer um novo recorde de velocidade na transmissão de dados sem fio, ao testar um novo sistema consistindo de transmissor e receptor diminutos. No teste, eles conseguiram alcançar o pico de 40 Gb/s numa distância de 1 km, quase sete vezes mais rápida do que o sistema Wi-Fi mais moderno, o 802.11ac, que alcança 7 Gb/s, mas apenas a uma distância de poucos metros.
A tecnologia, chamada Mililink, opera em bandas de alta frequência, usando um bloco no espectro das comunicações sem fio de 80 GHz entre 200 e 280 GHz. Para se ter uma ideia, o padrão atual utiliza 20 MHz no espectro entre 2,4 e 5 GHz. São muito mais dados enviados e os equipamentos são minúsculos: o chip transmissor mede apenas 4 x 1,5 mm. No experimento os pesquisadores usaram protocolos de transmissão antigos, o que pode significar que a velocidade final pode ser bem maior, podendo chegar até 100 Gb/s (ou 12,5 GB/s, um Blu-ray Disc Dual Layer em quatro segundos 🙂) .
Como os componentes são bem pequenos, seria possível em teoria instalá-los em tablets e smartphones e dar um boost na conexão mobile, ainda que a conexão não seja a ideal, pois quanto mais alta a frequência, mais curta é a onda, o que torna o sistema da Fraunhofer útil apenas para transmissões a curta distância, mas nada que antenas de celular não possam resolver.
Fonte: ET.