Meio Bit » Arquivo » Hardware » Pesquisadores testam internet sem fio capaz de transmitir a 40 Gb/s

Pesquisadores testam internet sem fio capaz de transmitir a 40 Gb/s

Fraunhofer Institute testa modelo de internet sem fio que transmite em alta velocidade (40 Gbit/seg) a uma distância considerável.

11 anos atrás

gogoni-internet-rapida

Pesquisadores do Fraunhofer Institute for Applied Solid State Physics conseguiram estabelecer um novo recorde de velocidade na transmissão de dados sem fio, ao testar um novo sistema consistindo de transmissor e receptor diminutos. No teste, eles conseguiram alcançar o pico de 40 Gb/s numa distância de 1 km, quase sete vezes mais rápida do que o sistema Wi-Fi mais moderno, o 802.11ac, que alcança 7 Gb/s, mas apenas a uma distância de poucos metros.

A tecnologia, chamada Mililink, opera em bandas de alta frequência, usando um bloco no espectro das comunicações sem fio de 80 GHz entre 200 e 280 GHz. Para se ter uma ideia, o padrão atual utiliza 20 MHz no espectro entre 2,4 e 5 GHz. São muito mais dados enviados e os equipamentos são minúsculos: o chip transmissor mede apenas 4 x 1,5 mm. No experimento os pesquisadores usaram protocolos de transmissão antigos, o que pode significar que a velocidade final pode ser bem maior, podendo chegar até 100 Gb/s (ou 12,5 GB/s, um Blu-ray Disc Dual Layer em quatro segundos 🙂) .

Como os componentes são bem pequenos, seria possível em teoria instalá-los em tablets e smartphones e dar um boost na conexão mobile, ainda que a conexão não seja a ideal, pois quanto mais alta a frequência, mais curta é a onda, o que torna o sistema da Fraunhofer útil apenas para transmissões a curta distância, mas nada que antenas de celular não possam resolver.

Fonte: ET.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários