Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Escolha de sofia: Atualizar ou não?

Escolha de sofia: Atualizar ou não?

16 anos atrás

Embora publicamente reconhecidos como perfeitos e acabados, que ninguém nos ouça mas os produtos da Apple, como qualquer outro, apresentam falhas. Pequenas, mas existem, e graças a elas conseguimos contornar algumas limitações, como o bloqueio dos iPhones.

A última versão de programas que liberam o uso de chips de outras operadoras E a instalação de aplicativos de terceiros consegue acesso através de um bug no tratamento de imagens em formato TIFF por parte do Safari no iPhone.

A Apple, que não é boba, corre atrás para corrigir esses erros, e vem aí a versão 1.1.2 do firmware do iPhone que traria melhorias E a correção do utilíssimo bug.

O consumidor, como fica?

No caso não adianta sequer ser um consumidor legítimo, a limitação de execução de programas de terceiros é totalmente arbitrária, poderia perfeitamente ser liberada, avisando "se detonar o aparelho o problema é seu".

Nós ficamos no dilema: Fazemos os upgrades e perdemos (ao menos por um tempo) o acesso aos programas de terceiros, chips de outras operadoras, etc, ou ficamos com a versão antiga? Na mudança para a versão 1.1.1 veio muita coisa boa, como acentuação em português, entre outras novidades.

A tendência é que se torne mais e mais difícil achar falhas no iPhone, o número de bugs em um sistema é finito, assim como o tempo dos desenvolvedores que acham as falhas. Mais ainda: A Apple não precisa gastar tempo e dinheiro procurando por elas, os próprios crackers as encontram. O trabalho é apenas corrigí-las, lançar um fix pack com novidades suculentas e fazer com que a própria comunidade cuide de espalhar a correção da vulnerabilidade que viabiliza a PRÓPRIA comunidade.

O mais curioso é que a grande maioria dos usuários do iPhone passam ao largo de toda essa discussão, pois ou não sabem ou sequer se interessam em instalar programas em seus celulares. Não só iPhones, como qualquer outro modelo. Aliás, já vi usuários de PDAs, no tempo das agendinhas da Palm, que se maravilharam ao descobrir, depois de anos, que era possível rodar ICQ, bancos de dados, etc.

Talvez a atenção e o trabalho que a Apple tenha para bloquear a comunidade dos heavy users que gostam de fuçar em seus aparelhos não seja sequer justificável economicamente, e por isso o lançamento do SDK do iPhone, uma espécie de "saída honrosa" para terminar com uma guerrinha besta que não é boa para ninguém.

relacionados


Comentários