Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » City Car. Ideal para cidades que pensam seu sistema de transporte.

City Car. Ideal para cidades que pensam seu sistema de transporte.

16 anos atrás

citycar_subway_02112007.jpg

O grupo de trabalho Smart Cities, do MIT com o patrocínio da General Motors desenvolveu num veículo para resolver em grande parte a questão do trânsito caótico das grandes cidades.

O City Car é um veículo elétrico de dois lugares que teria uso compartilhado entre seus usuários, o coneito é um antigo sonho de urbanistas. A engenharia do carrinho foi criada ao redor de uma roda omnidirecional robótica integrada ao motor o que diminuiu sensivelmente o espaço ocupado, tornou o design do veículo inovador além de conferir grande capacidade de manobra.

Outro grande trunfo do projeto será resolver a questão da "última milha", conceito que define a distância média percorrida entre o último ponto de uma via expressa (ou sistema de transporte) e o destino final dos motoristas. Os veículos tradicionais resolvem com sucesso esta questão mas, contudo, poluem imensamente o meio-ambiente.

Com o City Car esta questão estaria resolvida. Até porque nas grandes cidades, com fluxo intenso e dificuldade de estacionamento, ele poderia simplesmente ser encaixado a até seis outros veículos iguais. Seis deles ocupam o mesmo espaço de um carro convencional.

Se pensarmos bem, o projeto é todo baseado em uma premissa perigosa em outras partes do mundo: um sistema de transporte coletivo funcional e de grande malha capilar. O City Car tem como um dos usos indicados ser deixado em estações de metrô, por exemplo. Como seria a transposição deste modelo para uma cidade do Brasil, por exemplo? A última milha teria quantos quilômetros?

Fonte: Technology Review

relacionados


Comentários