Meio Bit » Arquivo » Games » EA extermina Online Pass

EA extermina Online Pass

EA posa de boa moça, ouve apelo dos gamers e descontinua o Online Pass

11 anos atrás

Vade Retrvm Online Pass!

De todas as atitudes controversas de empresas de games para combater a pirataria e os jogos usados, uma das mais criticadas foi a criação pela Electronic Arts do famigerado Online Pass. Com ele os games da EA Sports vinham com um voucher contendo um código, que deveria ser ativado a fim de que o jogador pudesse conectar com outros. Quem compra o game usado é obrigado a adquirir o código se quiser se conectar, que custa US$ 10.

Não demorou muito e a EA estendeu o "Ten Dollar Program" a quase todos os games da companhia, e é desnecessário dizer que a indústria como um todo adorou a ideia (teve gente até dizendo que o comércio de usados e troca de games eram piores que a pirataria), tanto que quase todo mundo copiou o modelo, dentre os mais notórios Ubisoft, Warner e Activision.

Porém a EA não anda muito bem de saúde, já que anda cortando gastos reduzindo o seu quadro de funcionários, isso sem mencionar as presepadas recentes com SimCity, onde foi criticada até pelo criador da franquia, Will Wright.

Num esforço para melhorar sua imagem, em uma declaração ao site GamesBeat o diretor de comunicações corporativas John Reseburg declarou que "nenhum dos futuros títulos da EA incluirá o Online Pass".

A explicação oficial dada por Reseburg é que "os jogadores responderam mal ao recurso". Ah vá, jura? O sistema é criticado desde o dia que foi implantado pela primeira vez, já que deixou de ser uma forma de coibir a venda de usados para se tornar uma fonte de dinheiro fácil. O descaramento é tamanho que nas versões digitais de muitos títulos o Online Pass é vendido à parte do game, quando deveria ser incluso gratuitamente.

Por enquanto não há informações de que títulos já lançados terão o serviço descontinuado (eu aposto um dólar que não). Enfim, já vai tarde Online Pass, espero que queime no inferno, não sentiremos saudade. Até porque não temos tempo pra isso, pois há outro câncer para lidarmos, as microtransações.

Fonte: GamesBeat via Polygon.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários