Meio Bit » Arquivo » Indústria » Toshiba cria tela redonda

Toshiba cria tela redonda

16 anos e meio atrás

displayredondo.jpg

A idéia é tão óbvia que deveria ter sido pensada muito, muito tempo atrás. Aliás, foi, todo seriado de ficção científica nos anos 30 tinha telas redondas. Em Star Trek 2 os monitores das naves da Federação são redondos. Em Star Wars - A Ameaça Fantasma a tela principal das naves da OPEP Federação de Comércio é uma recriação de uma tela clássica desses seriados dos anos 30.

Então, como demorou tanto?

Simples, o mundo não é redondo. Um círculo é uma forma antinatural de enquadrar imagens. Vide o termo "enquadrar". Nossas interfaces sempre foram retangulares. Do monitor do computador, para a tela da TV, para a tela do cinema, para o jornal, para o livro, descendo até a tabuinha de argila dos sumérios. Claro, tivemos outras formas, como sinetes onde o texto era escrito em espiral, mas nunca foram práticos, eram quebra-galhos à espera de uma forma melhor.

O display redondo da Toshiba tem aplicações específicas. Com 76mm de diâmetro e 260.000 cores, foi pensado como substituto para painéis de instrumentos, essencialmente em veículos, mas provavelmente em tudo que faça uso desse tipo de mostrador.

Em termos de peso já é uma vantagem, bem como em termos de versatilidade. Imagine que seu velocímetro pode começar a piscar se você ultrapassar uma certa velocidade, ou pode se tornar uma tela mostrando a traseira do carro para manobras, um exibir uma checklist durante a partida do motor. As possibilidades são imensas.

Assim como o trabalho. Criar interfaces para telas circulares é algo que não estamos muito acostumados, sem contar a parte da programação. Lembre-se, não temos mais (x,y), e sim (a,r), onde a == ângulo e r == raio. Experimente adaptar uma API gráfica para esse tipo de coordenadas, vai tirar o sono de muita gente. O negócio é pensar redondo.

Disclaimer: Este post não foi patrocinado pela Skol, mas eu apreciaria muito uma permuta.

Fonte: Technabob

relacionados


Comentários