Meio Bit » Arquivos » Software » KDE4 em Janeiro

KDE4 em Janeiro

08/10/2007 às 3:32

200px-KDE4_logo_preview.svg

De 17 a 19 de Janeiro, em Mountain View, na sede do Google, será lançada oficialmente a nova (e provavelmente a mais inovadora) versão do KDE.

Por que ela é tão esperada e celebrada? Vamos olhar os novos recursos:

- Primeiramente, o Qt4 (framework de desenvolvimento que o KDE utiliza), que tem um ganho de performance esperado de 20% a 30% sobre a versão anterior, além de estar licenciada sob a GPL para outros sistemas operacionais, o que permite portar o KDE e suas aplicações para, por exemplo, o Windows.
- Gráficos e ícones completamente novos usando SVG, chamados de Oxygen, mais no estilo das interfaces gráficas atuais, como o OSX e o Vista.
- O Plasma, que é um novo painel e widgets (chamados de plasmoids).
- Um novo gerenciador de arquivos, o Dolphin, mais leve e simples que o Konqueror (este continua, mas não como gerenciador de arquivos padrão).
- Uma nova API para multimidia, chamada Phonon, e uma nova API para rede e hardware, chamada Solid, que permitirá que aplicações multimidia ou que utilizem acesso ao hardware sejam mais facilmente desenvolvidas e portadas para outros SOs.
- Novas versões das principais aplicações, como o excelente Media Player Amarok e a suite de escritório do KDE, o KOffice.
- E ainda mais mudanças não citadas aqui.

Vejam algumas screenshots aqui e aqui da versão BETA 2 e se deliciem (lembrando que ainda é BETA 2, nem tudo está perfeito ainda).

É bom ver uma comunidade Open Source fazendo produtos de excelente qualidade e sempre melhorando. Espero que este novo KDE seja um ponta pé inicial para quem nunca experimentou o Linux ou então já experimentou o Linux mas nunca o KDE. Desde que o adotei pela primeira vez, nunca tive vontade de trocar por outro.

Que venha 2008 e o KDE4.

relacionados


Comentários