Meio Bit » Arquivo » Mobile » Symbian agora suporta processadores multicore

Symbian agora suporta processadores multicore

16 anos atrás

OK, agora, agora não. A idéia é que por volta de 2010 apareçam os primeiros celulares nas ruas com tecnologia de múltiplos núcleos. E não pense que é exagero, isso será algo muito necessário.

Antigamente quando tudo que um telefone fazia era falar (e os da TELERJ nem isso) era possível usar meia-dúzia de integrados TTL, um trimpot e um fusível de carro, montar um celular e vender. Agora um celular é indistinguível de um computador de mão.

Coloque um teclado em um iPhone ou um Nokia Symbian e você tem um computador bem mais decente que meu primeiro micro (OK, um CP-200, é covardia - digamos, meu primeiro PC, um 386 DX40MHz)

Com a tendência de celulares virarem Media Players, mais e mais poder de processamento será necessário. O iPod convencional já rala para tocar vídeos em 640x480 (o que dá uma qualidade de imagem próxima a DVD, diga-se de passagem) mas o povo quer mais.

A idéia é gerar conteúdo em Alta Definição, e decodificar em tempo real uma stream de dados assim não é pra qualquer um. Mesmo chips dedicados.

A quantidade de coisas que um telefone hoje faz em background também assusta. Aliás assusta o Symbian fazer isso anos antes da Palm ter a decência de lançar um sistema operacional multitarefa.

Agora, aliada ao grupo ARM da Intel, a Symbian anunciou que suportará os processadores da linha  ARM® Cortex™-A9 MPCore™, com arquitetura de multiprocessamento simétrico e vários núcleos. Aliás pela quantidade de (r) e (tm)s a coisa deve ser boa.

Fontes: Symbian.com, Phone Scoop, Slashgear

relacionados


Comentários