Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Sonda Cassini captura imagens da "Rosa Vermelha de Saturno"

Sonda Cassini captura imagens da "Rosa Vermelha de Saturno"

Sonda Cassini captura imagens estonteantes de uma tempestade colossal em Saturno

11 anos atrás

storm-1

A sonda espacial Cassini continua em sua missão sem descanso de nos enviar imagens de Saturno, o grande Senhor dos Anéis do Sistema Solar. Em suas observações ela já nos deu imagens e vídeos espetaculares do planeta, de seus anéis e seus satélites, todas disponíveis no site do CICLOPS (Cassini Images Central Laboratory for Operations), dê uma garimpada e divirta-se.

E hoje o CICLOPS liberou imagens e vídeo capturados pela primeira vez de uma tempestade titânica que ocorre no Pólo Norte do planeta, carinhosamente chamada de "Rosa Vermelha de Saturno".

O gigantesco redemoinho ocorre no centro de um misterioso sistema chamado de "hexágono de Saturno", uma formação de nuvens que assumiram uma forma poligonal e que os cientistas não sabem nem como e por quê ela se formou, mas resiste desde quando foi observada pela primeira vez, em 1980. O hexágono é tão grande que cabem duas Terras dentro dele.

A sonda tirou fotos do centro da formação e detectou uma tempestade de mais de 2 mil quilômetros de diâmetro (maior que a Austrália) e com ventos de mais de 530 km/h. Apesar de ser em torno de vinte vezes maior do que as tempestades da Terra, a Rosa Vermelha é muito similar às que ocorrem aqui.

 A tempestade só pôde ser observada agora pois quando a Cassini chegou em Saturno em 2004, o hemisfério norte estava na escuridão do inverno, que terminou em 2009. Após algumas manobras para contornar o planeta ele finalmente registrou as imagens do post (a tempestade colorida artificialmente; nuvens mais escuras e vermelhas estão mais baixas em relação à atmosfera) e o vídeo abaixo. Sem muito mais o que dizer, é fantástico:

storm-2

Bônus stage: vamos observar Saturno!

Como Saturno está em completa oposição ao Sol em relação à Terra, por esses dias a observação do planeta estará ideal devido a luminosidade extra. Pela manhã de domingo ele esteve o mais próximo da Terra em anos, a cerca de 1,3 bilhões de quilômetros de distância. O site Space.com recomenda o uso de um telescópio com ampliação de no mínimo 100 vezes e, claro, num lugar longe das luzes da cidade.

Fonte: CICLOPS via Wired.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários