Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Sorriam Linuxeiros, os drivers chegaram!

Sorriam Linuxeiros, os drivers chegaram!

03/10/2007 às 4:03

Greg Kroah-Hartman é um dos desenvolvedores do kernel do Linux e funcionário da Novell. Ciente da necessidade de drivers decentes para dispositivos atuais, e do total desinteresse dos fabricantes de hardware em Janeiro ele lançou uma iniciativa que as mentes mais fracas chamariam de trabalhar de graça, as mais avançadas chamam de pragmatismo:

Ofereceu o desenvolvimento de drivers de graça, para os fabricantes que se interessassem.


chicken chicken, chicken

Muita gente apostou que nenhum fabricante iria aceitar a oferta. Seja por desconfiar das intenções, seja por não gostar da idéia de distribuir código GPL.

Kroah-Hartman entretanto conseguiu um bom relacionamento com as empresas E os voluntários - mais de 100 - ao invés de surtos de Stallmatite ele foi - mais uma vez - pragmático - os desenvolvedores aceitam assinar acordos de confidencialidade. Ele inclusive OUVIU os fabricantes, que queriam proteger informações de seus hardwares, até seu lançamento, ou não queriam que as especificações completas caíssem na rede.

Todos os drivers gerados pelo projeto são liberados sob GPL, sem marmotagem.

Com o lançamento do último Service Pack do SUSE, Greg Kroah-Hartman foi liberado pela Novell para trabalhar em tempo integral no projeto.

Nada mal o que se consegue com menos fanatismo e mais ação.

Fonte: LinuxWatch

relacionados


Comentários