Meio Bit » Arquivo » Games » Estúdio indie critica Valve e Steam Greenlight

Estúdio indie critica Valve e Steam Greenlight

Criador do Mutant Mudds diz que Valve nunca lhe disse porque jogo não poderia ser vendido no Steam e para ele, Greenlight só é uma opção para FPSs e jogos de zumbis.

11 anos atrás

mutant-mudds_23.04.13

Ver algum estúdio pequeno reclamando da maneira como as fabricantes de consoles dificultam suas vidas há muito deixou de ser novidade, mas quando o alvo das críticas é a queridinha Valve e seu sistema de distribuição digital, o Steam, a história muda completamente de figura.

Apontada por muitos como uma das plataforma mais abertas da indústria, pelo menos para Jools Watsham, fundador da Renegade Kid, a loja não é o mar de rosas que muitos imaginam e depois do seu Mutant Mudds não ser aceito por lá, ele resolveu falar sobre a experiência que teve com a distribuidora.

Quando enviamos um jogo para a Nintendo eles o testam para garantir que não irá travar ou que não possui nenhum bug que impeça a jogabilidade. Se o jogo possui esses problemas a Nintendo nos passa um relatório que explica o motivo do jogo não ter sido aceito. Nós então arrumamos e reenviamos o jogo. A Nintendo trabalha com os desenvolvedores onde for necessário para isolar esses problemas e corrigí-los.

A reclamação de Watsham diz respeito a falta de suporte que obteve por parte de Valve, que nunca disse porque o game não poderia ser vendido no Steam e embora o Steam Greenlight pudesse ser uma saída para este caso, já que assim os próprios jogadores poderiam aprovar o Mutant Mudds, para o game designer a iniciativa não passa de um concurso de popularidade, onde apenas jogos de tiro em primeira pessoa ou que tenham os zumbis como tema consegue obter sucesso.

Estaria Watsham apenas com dor de cotovelo por sua criação não ter sido aceita? É possível, mas não deixa de ser curioso o fato do jogo ter sido muito bem aceito tanto no 3DS quanto nos dispositivos iOS e se a coisa funciona da maneira como ele relatou, será mesmo que a Valve não poderia ao menos dizer porque um determinado jogo não será vendido em sua loja?

[via Gamasutra]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários