Meio Bit » Baú » Hardware » Após uma baita canseira, Huawei desiste do mercado americano

Após uma baita canseira, Huawei desiste do mercado americano

Após resistência do Congresso dizendo que a empresa seria um risco à segurança nacional, Huawei joga a toalha e desiste do mercado americano.

24/04/2013 às 15:00

ascend-mate

Desde o ano passado a empresa chinesa Huawei tem tentado, sem sucesso, se estabelecer no mercado norte-americano. A companhia sofreu represália do Congresso por meses sob acusação de “atividades não-americanas” como roubo de patentes e espionagem (a ZTE também estava no rolo). Tal acusação causou um baita mal-estar entre Washington e Pequim, apesar de que a Casa Branca muito provavelmente vai negar, e isso porque a China é uma parceira forte dos States; imagina se não fosse.

Só que todo mundo tem um limite, e, de acordo com o vice-presidente executivo da Huawei Eric Xu, a empresa chegou no dela: hoje anunciaram que não mais tentarão entrar nos Estados Unidos, e concentrarão seus esforços no resto do mundo, “que é razoávelmente grande e está crescendo significativamente.”

Não estamos mais interessados no mercado americano”, disse Xu. “Não me entendam errado, eu adoraria entrar nele.”

Não é um movimento só do governo. A Sprint anunciou que limitaria o uso de aparelhos chineses por questões de segurança. A Verizon ajudou a por mais lenha na fogueira, soltando um relatório onde dizia que a China era responsável por 96% de todas as brechas de segurança de cyber-ataques, e usaria o roubo de dados para fortalecer sua economia.

Recentemente a Huawei dobrou sua participação na Europa, e provavelmente o Brasil será visto também como um parceiro importante para compensar a perda.

Fonte: Ars Technica.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários