Meio Bit » Baú » Indústria » G.ho.st - Um sistema operacional na Web

G.ho.st - Um sistema operacional na Web

23/09/2007 às 21:03



O G.ho.st (Global Hosted Operating System) é um ambiente operacional gratuito com acesso pela Web. A idéia é permitir a utilização de aplicações a partir de qualquer lugar, através de um browser, como um computador virtual que centraliza os dados e as preferências do usuário. Dessa forma, o mesmo ambiente estaria disponível para o acesso de casa, do escritório ou de um cyber-café.

Há muito tempo se especula sobre o lançamento do Google OS, um sistema operacional na Web que centralizaria o acesso aos diversos serviços da Google (GMail, Reader, Picasa, etc). A verdade é que essa é uma tendência sem volta! Cada vez mais o conceito da "Web como plataforma" fica mais consistente com o surgimento de serviços cada vez mais interativos e o aumento da utilização de banda larga. Acredito que num futuro não muito distante a discussão "Windows vs Linux vs MacOS" perderá força, e nós estaremos discutindo temas como estabilidade e interoperabilidade dos sistemas operacionais Web. Por isso, é bom ir conhecendo as soluções que se candidatam a ser sua futura plataforma, como o G.ho.st.

Apesar de ainda estar em fase Alpha, o G.ho.st já apresenta diversos recursos úteis como: 3GB de espaço para armazenamento de dados (infra-estrutura Amazon S3) que podem ser acessados através de FTP, web mail, calendário e integração com diversos serviços (Twitter, Last.fm, Flickr, YouTube, Pandora e outros). Confesso que não gostei da interface baseada em Flash, mas acho que vale a pena conhecer. É necessário remover o bloqueador de pop-ups do browser para o serviço funcionar adequadamente. E que venha o Google OS...

relacionados


Comentários