Meio Bit » Arquivo » Hardware » Fujitsu apresenta tecnologia que transforma papel em interface touchscreen

Fujitsu apresenta tecnologia que transforma papel em interface touchscreen

Pesquisadores da Fujitsu apresentam dispositivo capaz de transformar superfícies como páginas de um livro em interfaces touchscreen.

11 anos atrás

touch

Hoje em dia temos telas touchscreen em todo lugar, desde smartphones até computadores AIO lindões (e gigantescos). Mas e papel? Há quem reclame que ele não é interativo o bastante (sic), além de ser retrógrado. O fato de termos publicações que resistiram a milênios enquanto um smartphone não sobrevive mais do que dois anos parece um tanto irrelevante.

Porém a Fujitsu apresentou uma tecnologia para tornar a interação com papel (e quase qualquer outra superfície) mais dinâmica: um dispositivo capaz de escanear um objeto e transformá-lo em uma interface sensível ao toque.

O aparelho da Fujitsu consiste apenas de uma webcam e um projetor. Basta aproximar um objeto com uma página e selecionar uma área arrastando o dedo, como se fosse o cursor do mouse. A área se transforma numa interface que pode ser manipulada, movida e rotacionada, até mesmo linkada com o objeto.

Apesar do hardware simples, o pulo do gato é seu software de processamento que segundo Taichi Murase, pesquisador dos laboratórios da Fujitsu, é capaz de reconhecer o movimento de um dedo, numa velocidade de 300 milímetros por segundo. O sistema é tão apurado que ignora movimentos triviais.

O sistema consegue escanear superfícies curvas (como um livro aberto) e não é afetado por diferenças de tonalidade. Foi mostrado inclusive que ele pode manipular objetos renderizados em 3D através do punho fechado, mas infelizmente não foi exibido se ele escaneia o objeto inteiro em tempo real.

Por enquanto ele está em fase de testes, mas a Fujitsu está otimista o bastante e pretende lançr uma versão comercial já em 2014.

Fonte: The Register.

relacionados


Comentários